Voltar para página principal
Bem-vindos ao meu baú de memórias!

Aqui você encontrará um emaranhado de textos sobre carros, F1, bebidas, viagens e gastronomia, escritos em um tempo em que a internet ainda era jovem e inocente. Prepare-se para doses cavalares de nostalgia, pitadas de humor ácido e reflexões sobre a efemeridade da vida.

Lembra daquela época em que você passava horas navegando em blogs, devorando cada palavra e se imaginando ao volante de um carrão, desfrutando de uma BOA CERVEJA RARA ou explorando paisagens e lugares exóticos? Pois bem, este é o seu acumulador de conteúdo para uma volta a essa era dourada da blogosfera.

Tenha em mente que nem tudo aqui é factualmente preciso. Afinal, o tempo é implacável e algumas informações podem ter se tornado obsoletas. Mas não se preocupe, a intenção aqui não é doutrinar, mas sim divertir e provocar reflexões.

Então, prepare-se para uma viagem no tempo, recheada de blá blá blá, mas também de insights e boas risadas.
Lembre-se: no final das contas, tudo vai para o beleléu, então aproveite cada segundo!

Esse blogo é dedicado ao
Sr. Azdrubal Zualdo e Bartolomeu Baldolino Almandino Salestiano Vânio Joselito Esteniosvaldo Zelimar Valdério Narciso Ambrósio Cornelius Jovino Vantoir Lenaldo Serafim de Bragança e Bourbon Santos Delfino Navorski Celestino De Lima Costa Grande Sobrinho das Neves e Silva.


”As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminhos.”

Mario Quintana



2004/03 2004/04 2004/05 2004/06 2004/07 2004/08 2004/09 2004/10 2004/11 2004/12 2005/01 2005/02 2005/03 2005/04 2005/05 2005/06 2005/08 2005/11 2006/02 2006/03 2006/05 2006/06 2006/07 2006/10 2006/12 2007/01 2007/02 2007/03 2007/04 2007/05 2007/06 2007/07 2007/08 2007/09 2007/11 2007/12 2008/02 2008/03 2008/04 2008/06 2008/07 2008/08 2008/10 2008/11 2008/12 2009/01 2009/03 2009/04 2009/05 2009/06 2009/07 2009/08 2009/09 2009/10 2010/01 2010/02 2010/03

...
Este blog reflete uma visão de mundo entre 2004 e 2010, época em que o conteúdo foi escrito e publicado.

É possível que algumas informações estejam desatualizadas, ultrapasadas ou até mesmo contenham conteúdo considerado inadequado do ponto de vista político.>

Recomendo que você atualize as informações e as avalie criticamente, verificando se ainda são relevantes para você.

27.4.04 - FELICIDADE REALISTA  

A felicidade
De tão real
Não tem cara de felicidade
.

Felicidade Realista por Mario Quintana

Análise:

  • Tema: A busca pela felicidade e a dicotomia entre a felicidade idealizada e a real.
  • Linguagem: Simples e direta, com uso de metáforas e ironia.
  • Metáfora: "A felicidade / De tão real / Não tem cara de felicidade." - compara a felicidade real àquilo que não se encaixa nos padrões tradicionais de felicidade.
  • Ironia: A ironia está presente no título e no poema como um todo, pois contrasta a ideia de "felicidade realista" com a busca por uma felicidade idealizada e inalcançável.
  • Tom: Reflexivo e melancólico.


O poema de Mario Quintana questiona a busca incessante pela felicidade idealizada e inalcançável. A "felicidade real", segundo o poeta, não se encaixa nos padrões tradicionais, pois é feita de momentos simples e cotidianos, muitas vezes imperceptíveis.

A ironia presente no título e no poema convida o leitor a refletir sobre a própria busca pela felicidade. Será que estamos buscando a felicidade real ou nos apegando a uma imagem idealizada e inalcançável?

"Felicidade Realista" é um poema curto, mas com um significado profundo. Através de uma linguagem simples e direta, Quintana nos convida a repensar o que realmente significa ser feliz.

O poema foi publicado no livro "A Rua dos Catapangos" (1960).
É um dos poemas mais conhecidos de Mario Quintana.
O poema inspirou a criação de diversas obras de arte, como músicas e pinturas.

25.4.04 - Problema para guardar seu carro ?  

14.4.04 - Rádio 2.4 mais "Bunitinho"  

Feio não é funcional: Designer desafia padrões com peça inusitada
Para além da D-Link e similares: Cansado dos designs genéricos e sem graça, o designer David Shaw, da Metaform Product Development, ousou desafiar os padrões com uma peça que, embora funcional, foge do comum.

Quebrando paradigmas: Em vez de se limitar ao visual tradicional dos roteadores, Shaw apostou em um design inusitado, que desperta a curiosidade e arranca sorrisos. A peça, que mais parece uma obra de arte moderna do que um roteador, desperta a imaginação e questiona a estética convencional dos aparelhos eletrônicos.
Veja mais

- Novas cores no Mouse da Microsoft  


 

 

 

 

 

Microsoft lança mouse colorido com sistema óptico e Wireless.

Veja mais

8.4.04 - Brincar de ser artista  


Picasso no Ibirapuera: para milionários e wannabes da arte (ou nem tanto)
A badalada exposição de Picasso no Ibirapuera está fazendo a galera babar, mas será que vale a pena desembolsar uma fortuna para ver as obras do mestre espanhol? Essa é a pergunta que atormenta os corações (e bolsos) de muitos.

Para os endinheirados, a resposta é óbvia: sim, claro!. Afinal, ter uma foto ostentando a hashtag #PicassoNoIbirapuera no Instagram não tem preço (ou tem?). Já para os meros mortais, a coisa fica mais complicada.

Mas não se desesperem, plebeus da arte! A internet, essa benfeitora da humanidade, nos presenteia com um gerador de Picassos online. Que tal criar sua própria obra-prima cubista e impressionar seus amigos (ou fingir que entende de arte)?

Brincadeiras à parte, a exposição é realmente um prato cheio para os amantes da arte. Se você tiver a grana (e disposição para enfrentar filas quilométricas), não deixe de conferir as obras do gênio em São Paulo. Mas se a conta bancária cantar baixinho, relaxe: o gerador de Picassos online te espera de braços abertos (ou pixels, sei lá).

Ah, e só mais uma dica: leve bastante humor ácido para encarar os preços exorbitantes da lanchonete do museu. Afinal, a arte pode ser cara, mas a fome não perdoa!

#Picasso #Ibirapuera #arte #gênio #pobreza #geradordepicassos #lanchonetecaríssima #humorácido


Divirta-se criando seu próprio quadro!

- Samanea saman  

A Samanea saman, também conhecida como árvore da chuva ou choroeira, é uma árvore de grande porte nativa da Ásia Meridional. É uma árvore popular em muitos países tropicais, incluindo o Brasil, devido à sua copa frondosa que fornece sombra e abrigo.

Características:

  • Porte: Pode atingir até 30 metros de altura e 50 metros de copa.
  • Tronco: Grosso e retorcido, com até 1 metro de diâmetro.
  • Casca: Cinza e áspera.
  • Folhas: Compostas, bipinadas, com numerosos folíolos verdes brilhantes.
  • Flores: Pequenas, brancas ou rosadas, reunidas em cachos.
  • Frutos: Longas vagens marrons que contêm sementes pretas.


Propriedades: A madeira da Samanea é leve e resistente, sendo utilizada para a confecção de móveis e utensílios.
As folhas e flores da árvore são ricas em propriedades medicinais e podem ser utilizadas no tratamento de diversas doenças.
A Samanea é uma árvore melífera, ou seja, produz néctar que atrai abelhas e outros polinizadores.


Simbolismo: Em muitas culturas, a Samanea é considerada uma árvore sagrada que simboliza força, sabedoria e proteção.

Curiosidades:

  1. A Samanea saman é a árvore nacional das Filipinas.
  2. A maior árvore da Samanea do mundo fica no Sri Lanka e tem mais de 2500 anos de idade.
  3. A Samanea é uma árvore popular para paisagismo, pois é resistente e fornece muita sombra.

- Apfel é maçã em alemão!  

Mac Maníacos: Loucura Pomposa ou Amor Incondicional?
Em um canto obscuro da terra dos embutidos, um Mac Maníaco anônimo deu à luz um portal para outros adoradores da maçã mordida. Um site onde fanáticos por Apple ostentam fotos de seus veículos, adornados com a logo mais charmosa do planeta (com licença de quem batizou a Big Apple de "a Grande Maçã").

Mas atenção, caros leitores! Possuir um Apple ou seus apetrechos não te torna um Mac Maníaco. Não, meu caro. Para alcançar tal status, é preciso abraçar o espírito Mac Maníaco com unhas e dentes. É ostentar a maçã com orgulho, mesmo que isso signifique colar adesivos fluorescentes em seu possante Fusca.

Será essa paixão fervorosa apenas uma excentricidade excêntrica? Ou será a prova irrefutável de um amor incondicional pela marca? A resposta, meus amigos, fica por conta de cada um. O que sabemos é que, no reino dos Mac Maníacos, a extravagância impera e a modéstia é jogada no lixo.

Prepare-se para presenciar fotos hilárias de carrinhos de rolimã enfeitados com logos da Apple e bicicletas adornadas com cases de iPhone. Sim, meus caros, o limite da criatividade (ou da insanidade) parece não ter fim.

Mas ei, quem somos nós para julgar? Cada um celebra sua paixão à sua maneira. E, convenhamos, em um mundo cada vez mais homogêneo, a excentricidade é como um sopro de ar fresco.

Então, que venham os Mac Maníacos com seus adesivos reluzentes e suas odes à maçã mordida! Que a loucura continue colorindo o mundo da tecnologia! (Só peço que evitem colar adesivos no meu carro, por favor...)


Visite o site

- Inteligência Afetiva: exercite a sua!  

A importância da Inteligência Afetiva: Transformando sua vida com afeto
Expressar sua afetividade pode fazer toda a diferença em sua vida. Seja no trabalho, em casa ou em seu relacionamento íntimo, o afeto é a chave para destrancar portas, tocar corações e revelar as boas intenções de uma pessoa.

Cansamos de rostos fechados, mau humor e falta de civilidade. Cada vez mais, valorizamos aqueles que reconhecem a importância de um sorriso, de uma dose extra de paciência, de um carinho gratuito e desinteressado. São essas pessoas que sabem levar a vida com leveza e tornar o ambiente mais agradável à sua volta.

É claro que nem sempre estamos dispostos a ser afetivos. Problemas, preocupações e cansaço podem nos afastar dessa expressão. No entanto, para quem possui um coração amoroso, mesmo nesses momentos, encontrar um ombro amigo e o apoio necessário se torna mais fácil, rápido e sincero.

Pouco importa seu papel ou onde você esteja. Seja chefe, subordinado, profissional liberal, casado, solteiro, pai, mãe, filho, em uma festa, em casa, no trabalho ou na rua, o que realmente importa é a maneira como você encara a vida e as pessoas. É o modo, carinhoso ou indiferente, com que você trata cada um que faz parte do seu momento.

É daí que surge o conceito de Inteligência Afetiva. Uma qualidade inata do ser humano, que busca amor e necessita do outro para se sentir presente, atuante e vivo. No entanto, muitas vezes nos deixamos anestesiar pela rotina e pelo medo de não sermos aceitos. Perdemos a capacidade de expressar nossos sentimentos mais brandos e profundos, buscando segurança e proteção.

Relacionar-se bem com as pessoas dá um novo sentido e valor à sua vida. É o afeto que você sente e demonstra que te conduzirá às melhores oportunidades para o seu sucesso e felicidade.

A Inteligência Afetiva te convida a:

  • Despertar sua sensibilidade e empatia.
  • Gerenciar suas emoções de forma saudável.
  • Construir relacionamentos genuínos e duradouros.
  • Comunicar-se de forma eficaz e assertiva.
  • Enfrentar conflitos de forma construtiva.
  • Alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
  • Comece hoje mesmo a cultivar sua Inteligência Afetiva e desfrute de uma vida mais plena e feliz!

Lembre-se:

O afeto é contagiante. Espalhe amor e gentileza por onde você for.
Cuidar de si mesmo é fundamental para ter energia para cuidar dos outros.
A vida é feita de momentos, então aproveite cada um com carinho e atenção.
Com Inteligência Afetiva, você transforma sua vida e a vida das pessoas ao seu redor.



7.4.04 - Baudolino - Umberto Eco  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Baudolino: Uma odisseia medieval temperada com humor ácido
Em seu quarto romance, o escritor Umberto Eco tece uma homenagem peculiar ao padroeiro de sua Alessandria natal. A trama gira em torno de Baudolino, um adolescente criativo e, digamos, fantasioso, que conquista o coração – e a adoção – do imperador Frederico Barba Ruiva. Ao lado de Niceta Coniate, personagem inspirada em um historiador bizantino da corte de Constantinopla, embarcamos em uma jornada épica.

Entre monstros que povoam o imaginário medieval – quimeras, unicórnios e dragões, para citar alguns – a história toma rumos inesperados a cada nova peripécia narrada por Baudolino. Mais do que uma aventura picaresca, "Baudolino" é um romance histórico que, com pitadas de humor ácido, nos convida a refletir sobre os dilemas da Itália contemporânea.

Eco, com sua narrativa fantasiosa e um teatro de invenções linguísticas, celebra a força do mito e da utopia, temperando o épico com doses generosas de sarcasmo. Prepare-se para rir – e refletir – com este relato instigante de um herói improvável em tempos turbulentos.

COMPRE AQUI NA AMAZON


- A Ponte Øresund: Unindo continentes e desafiando mares  



Essa majestosa ponte, erguendo-se sobre as ondas do Estreito de Øresund, conecta a Suécia à Dinamarca, unindo dois países e desafiando as barreiras naturais. Mais do que uma simples ponte, essa obra-prima da engenharia também se transforma em um túnel subaquático, permitindo que navios transitem livremente por baixo d'água.

Uma proeza da engenharia:

Localização: Estreito de Øresund, entre Malmö, Suécia, e Copenhague, Dinamarca.
Comprimento: 16 quilômetros, conectando a península Escandinava à Europa continental.
Estrutura: Ponte suspensa com um túnel subaquático de 3,5 quilômetros.

Inauguração: 2000.

Ligação crucial entre os países nórdicos e a Europa, impulsionando o comércio e a integração regional.

Mais do que uma ponte, simbolo de união: Une culturas, economias e sociedades, fortalecendo os laços entre a Suécia e a Dinamarca.
Maravilha da engenharia: Demonstra o poder da engenharia humana para superar desafios e conectar o mundo.

Ponto turístico: Atrai visitantes de todo o mundo, fascinados por sua grandiosidade e inovação.

Um marco histórico construção desafiadora: Vencendo as adversidades do clima e das correntes marítimas.

Cooperação internacional: Um projeto conjunto entre Dinamarca e Suécia, símbolo de colaboração e diplomacia.

Impacto positivo: Impulsionou o desenvolvimento regional e a integração europeia.
A Ponte Øresund: Mais do que uma ponte, um monumento à engenharia humana, à união e ao progresso. Uma obra que desafia os mares e conecta continentes, inspirando e conectando o mundo.

Website oficial: https://www.oresundsbron.com/en/
Documentário: "Øresundsbron - The Impossible Bridge" (2000)

TAGS: #ponteoresund, #suecia, #dinamarca, #estreitodeoresund, #obraprima, #engenharia, #pontedepontesuspensa, #túnelsubaquático, #malmö, #copenhague, #escandinávia, #europa, #comércio, #união, #progresso, #símbologiacultural, #maravilhadeengenharia, #pontoturístico, #desafio, #cooperaçãinternacional, #desenvolvimentorregional, #integraçãouropeia

- Sua mesa tá limpinha ?  

Escritórios: Covil de germes que supera até vasos sanitários
Níveis de bactérias em equipamentos de escritório são até 513 vezes maiores que no vaso sanitário, revela estudo.

Um estudo realizado pelo microbiologista Charles Gerba, da Universidade do Arizona, revelou que os níveis de bactérias em equipamentos comuns de escritório, como computadores e telefones, são consideravelmente mais altos do que os encontrados no assento de um vaso sanitário.

Surpreendentemente, um aparelho de telefone pode abrigar até 25.127 germes por polegada quadrada, enquanto um assento sanitário apresenta apenas 49. Essa diferença gritante torna o telefone 513 vezes mais contaminado.

A segunda campeã em germes no escritório é a própria mesa de trabalho, com 20.961 germes por polegada quadrada, seguida pelo teclado do computador, com 3.295. O mouse (1.676 germes), o aparelho de fax (301) e a máquina copiadora (69) também figuram na lista de "vilões".

Gerba coletou dados em escritórios de Nova York, San Francisco, Tampa e Tucson, no Arizona. Outra descoberta interessante: a região da mesa onde os funcionários apoiam a mão concentra cerca de 10 milhões de bactérias, exigindo atenção redobrada na higiene.

Dicas para um escritório mais saudável:

Limpe seu telefone e teclado regularmente com álcool 70%.
Lave as mãos com frequência, especialmente antes de comer e após usar o banheiro.
Evite tocar o rosto com as mãos sujas.
Mantenha a mesa organizada e livre de poeira.
Considere investir em um mouse e teclado com superfície antimicrobiana.
Com essas medidas simples, você pode reduzir drasticamente a proliferação de germes em seu ambiente de trabalho e garantir um local mais seguro para você e seus colegas.

imagem base