Voltar para página principal
Bem-vindos ao meu baú de memórias!

Aqui você encontrará um emaranhado de textos sobre carros, F1, bebidas, viagens e gastronomia, escritos em um tempo em que a internet ainda era jovem e inocente. Prepare-se para doses cavalares de nostalgia, pitadas de humor ácido e reflexões sobre a efemeridade da vida.

Lembra daquela época em que você passava horas navegando em blogs, devorando cada palavra e se imaginando ao volante de um carrão, desfrutando de uma BOA CERVEJA RARA ou explorando paisagens e lugares exóticos? Pois bem, este é o seu acumulador de conteúdo para uma volta a essa era dourada da blogosfera.

Tenha em mente que nem tudo aqui é factualmente preciso. Afinal, o tempo é implacável e algumas informações podem ter se tornado obsoletas. Mas não se preocupe, a intenção aqui não é doutrinar, mas sim divertir e provocar reflexões.

Então, prepare-se para uma viagem no tempo, recheada de blá blá blá, mas também de insights e boas risadas.
Lembre-se: no final das contas, tudo vai para o beleléu, então aproveite cada segundo!

Esse blogo é dedicado ao
Sr. Azdrubal Zualdo e Bartolomeu Baldolino Almandino Salestiano Vânio Joselito Esteniosvaldo Zelimar Valdério Narciso Ambrósio Cornelius Jovino Vantoir Lenaldo Serafim de Bragança e Bourbon Santos Delfino Navorski Celestino De Lima Costa Grande Sobrinho das Neves e Silva.


”As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminhos.”

Mario Quintana



2004/03 2004/04 2004/05 2004/06 2004/07 2004/08 2004/09 2004/10 2004/11 2004/12 2005/01 2005/02 2005/03 2005/04 2005/05 2005/06 2005/08 2005/11 2006/02 2006/03 2006/05 2006/06 2006/07 2006/10 2006/12 2007/01 2007/02 2007/03 2007/04 2007/05 2007/06 2007/07 2007/08 2007/09 2007/11 2007/12 2008/02 2008/03 2008/04 2008/06 2008/07 2008/08 2008/10 2008/11 2008/12 2009/01 2009/03 2009/04 2009/05 2009/06 2009/07 2009/08 2009/09 2009/10 2010/01 2010/02 2010/03
...
Este blog reflete uma visão de mundo entre 2004 e 2010, época em que o conteúdo foi escrito e publicado.

É possível que algumas informações estejam desatualizadas, ultrapasadas ou até mesmo contenham conteúdo considerado inadequado do ponto de vista político.

Recomendo que você atualize as informações e as avalie criticamente, verificando se ainda são relevantes para você.

23.3.09 - Por um Brasil cervejeiro melhor  

Carta aberta de Marco Falcone em defesa da cerveja de qualidade.

Amigos,
Venho falar a todos vocês sobre um tema de alta relevância. Peço que leiam com atenção, pois isto é a sobrevivência ou a morte da cultura cervejeira no Brasil.

Depois de décadas de impedimento, de obscuridade e de privação com relação à livre escolha com relação às cervejas especiais (chamo estas décadas de "os anos de chumbo da cerveja"), como todos vocês já sabem, surgiu no Brasil, como na Europa e América do Norte há poucos anos, esta magnífica e exuberante revolução das cervejas artesanais. Não perderei tempo com este histórico, pois já é de conhecimento de todos.

Particularmente, nós da Falke Bier entramos de cabeça, largamos tudo, nos dedicamos ao máximo não só em prol de nossa cervejaria, mas também em prol da cultura cervejeira no Brasil. Fizemos em Minas um movimento pesado, organizamos o setor de cervejas no Sindbebidas e ajudamos a criar no SEBRAE uma pasta específica para o setor das microcervejarias, englobando também as cervejas caseiras. Abrimos nossa cervejaria a todos que quisessem conhecer, acompanhar o processo. Arrebatamos dezenas e dezenas de novos aficionados.

Em termos nacionais, incentivamos a formação de várias Cervejarias, apoiamos e patrocinamos todos os Concursos Nacionais, desde o primeiro no Rio de Janeiro, em 2006, quando enviamos um barril de Red Baron. Temos contribuído de forma aberta com vários fóruns, inclusive no Orkut.

Incentivamos e trouxemos de volta para o movimento figuras como o Mestre Paulo Schiaveto, que hoje é grande referência não só no Brasil, como no mundo. Isto, para não citar outras ações, como cursos, palestras, harmonizações dirigidas, que devem estar na memória da maioria de vocês.

Ousamos formulando receitas especiais, lançamos o primeiro chope comercial com o malte torrado na própria fábrica. Formulamos a primeira cerveja Tripel comercial fabricada no país. Partimos para outros estilos, investimos pesado em uma IPA também objetivando dar acesso a todos a esta diversidade de estilo, isto tudo, apesar dos abusivos impostos que éramos obrigados a arcar, como se fôssemos grandes cervejarias, ficando claro a injustiça com relação ao poder contributivo, para empresas de tão pequeno porte.

Isso também ocorreu com as demais microcervejarias do Brasil, cientes da necessidade da expansão da cultura cervejeira no país. Quem não sabe das investidas fantásticas da Colorado, ousando incrivelmente, da Bamberg com sua diversificada carta, da Backer, da Krug (Áustria), da Wäls com fantásticas cervejas, da Dado, Schmitt, da Abadessa, a Coruja. Nem vou me extender para não cometer a injustiça do esquecimento, mesmo sabendo que já estou incorrendo nesta falha.

Também obtiveram crescimento outros atores da cadeia produtiva, como os fornecedores de matéria-prima, de equipamentos, consultores como a fantástica Cilene Saorim entre outros (olha eu novamente cometendo injustiça por olvidar nomes), publicações diversas, bares e restaurantes especializados em gastronomia, sobretudo os de cervejas especiais, delicatessens, supermercados gourmet, fornecedores de acessórios, etc.

Fantástico o momento, não? Não. O Governo Federal resolveu acabar com tudo isso. Promulgou, a partir de 1º de janeiro deste ano, uma lei injusta e confiscatória que promoverá a curto prazo a inviabilidade de nossa atividade no Brasil. Mata os fabricantes existentes e aborta os "fetos" que são os homebrewers. Sobrarão alguns poucos na informalidade.

Na verdade, atendendo a interesses de que nem sei de quem, foi criada uma pauta para os tributos federais (PIS, COFINS e IPI - Leis 11.727 e 11.827) que oneraram inacreditavelmente todos os microcervejeiros no país. Isso em um momento de crise, em que inclusive, alguns setores da economia têm sido contemplados com isenção de IPI.

Para tentar reverter esta situação, reunimos algumas microcervejarias, no mês de dezembro passado (2008), em São Paulo, mas ainda nos encontrávamos nocauteados, não obtivemos um norte naquela reunião.

Progredindo na tentativa de reação, cada microcervejaria passou a pesquisar, consultar suas bases jurídicas e tributárias e debater via e-mail uma solução. Com a recente consolidação da ASCASC - Associação das Cervejarias Artesanais de Santa Catarina, dotada de uma excelente organização e com um significativo número de integrantes, e ainda, da proximidade com o Rio Grande do Sul, outro estado que envolve um grande número de micros (25, segundo o Gustavo da Schmitt), além da proximidade do Sudeste, realizamos ontem, dia 20 de março, uma reunião que pode ser o marco de uma reviravolta desta derrama que o governo está promovendo em nosso setor.

Com presença das Micro Cervejarias Schornstein (SC), Zenh Bier (SC), Saint Bier (SC), Euro Bier (RS), Cervejaria da Ilha (SC), Schmitt Bier (RS), Ralf Bier (RS), Wäls Bier (MG), Krug Bier (MG), Colorado (SP), Falke Bier (MG), Opa Bier (SC), Borck (SC), Bier Land (SC), Das Bier (SC), Sud Brau (RS), além dos Advogados Jorge Glitzer, presidente da Acerva Gaúcha e do José Cândido Borba, Advogado Tributarista, também distribuidor de cervejas especiais, residente em Florianópolis.

Nosso propósito é nos munir de todos e quaisquer argumentos, de toda e qualquer prova da inviabilidade que nos impuseram, formulando, além de planilhas abertas para cada microcervejaria, para cada Estado uma documentação comprobatória da situação.

Temos a favor (o que ocorrerá com o setor se obtiver tratamento tributário justo):

Maior número de microcervejarias, com a adesão de um grande número de empresas atraídas pela viabilidade do empreendimento;
Maior número de empregos/litros de cerveja, e também relativo aos empregos indiretos;
Valorização da mão-de-obra local com especialização;
Diminuição da informalidade no setor;
Incremento no setor gastronômico, com novas oportunidades para bares e restaurantes;
Aumento da produção e consequentemente vendas, nas empresas já estabelecidas;
Ampliação da oferta de estilos, consolidando o país como uma nova escola cervejeira;
Maior oferta aos amantes, apreciadores e degustadores, que passarão a consumir o produto nacional em detrimento das importadas;
Possibilidades de exportação, ampliando as fronteiras do país;
Beneficiamento significativo do turismo em todos os Estados contemplados;
Resgate histórico e cultural de uma cultura milenar que está enraizada no brasileiro;
Estímulo ao consumo responsável, já que cerveja artesanal se consome em menores volumes;
Benefícios à saúde, já que são bebidas ricas em complexos vitamínicos e não utilizam conservantes e produtos químicos lesivos;
Embora o álcool em quantidades elevadas possa ser nocivo, no caso das cervejas artesanais o estímulo é pelo consumo reduzido;
Aumento na arrecadação de impostos.

Pontos de Preocupação:

Retração de novos empreendedores: O novo regime tributário pode dificultar a entrada de novos negócios no mercado cervejeiro, limitando o crescimento do setor.
Aumento da informalidade: A alta carga tributária pode incentivar a sonegação e a informalidade, prejudicando a concorrência leal e a arrecadação.
Privação dos consumidores: O aumento dos preços das cervejas pode limitar o acesso da população a essa bebida, impactando negativamente os amantes, degustadores e apreciadores em geral.
Estagnação do setor: A retração nos investimentos e na produção pode levar à estagnação da atividade cervejeira, com impactos negativos em toda a cadeia produtiva.
Prejuízo para todos: A manutenção do novo regime tributário pode gerar prejuízos para todos os envolvidos, incluindo consumidores, produtores, comerciantes e o próprio poder público.
Considerações sobre a perda de arrecadação:

A perda de arrecadação com a adequação do regime tributário é insignificante para a Receita Federal: representa apenas 0,18% da tributação nacional.
Os ganhos com a adesão de novos empreendedores superam significativamente essa perda, impulsionando a geração de empregos e a arrecadação a longo prazo.
Mobilização da cadeia produtiva:

É fundamental a colaboração de todos os envolvidos na cadeia cervejeira para defender seus interesses.
Ações como manifestos, abaixo-assinados e passeatas serão realizadas para demonstrar a força do movimento.
Reuniões estão agendadas para consolidar estratégias e transformar em dados concretos os argumentos apresentados.
Convite à ação:

Solicitamos sugestões, contribuições e análises ponderadas de todos os interessados.
Junte-se à luta pela defesa da boa cerveja! Divulgue essa causa para todos que apreciam essa bebida.
Um brinde à união e à boa cerveja!

"Pão e Cerveja!"

Marco Falcone
Micro Cervejaria Falke Bier
(31)8483.9046 Fax (31)3624.8439
marco@falcone.com.br e marco@falkebier.com.br
Visite nosso site: www.falkebier.com.br

Marcadores: ambev, Antarctica, Baden_Baden, black, Bohemia, Brahma, Budweiser, caipirinha, Chopp, Dom, Pilsen, pinguim, Primus, Vesoloski

Marcadores: ambev, Antarctica, Baden_Baden, black, Bohemia, Brahma, Budweiser, caipirinha, Chopp, Dom, Pilsen, pinguim, Primus, Vesoloski

31.8.08 -31.8.08 - DEUS: Cerveja ou Champanhe? 

Gent / Brasserie Deus - Bélgica 2007

A Deus é uma cerveja artesanal que transcende fronteiras e desafia categorizações. Sua história é uma jornada singular que nasce da união improvável entre a tradição cervejeira belga e a finesse francesa, elevando-a a um novo patamar de complexidade e sabor.

Na Bélgica, mestres cervejeiros selecionam os lúpulos mais aromáticos e os maltes mais finos para criar a base da Deus. Essa base, a alma da cerveja, garante um sabor rico e encorpado, o ponto de partida para uma experiência sensorial única.

Gent / Brasserie Deus - Bélgica 2007FOTO: Gent / Brasserie DEUS, upload feito originalmente por (...) 3 Pontinhos - Gabi e Vesoloski.

Em seguida, a base da Deus viaja para a França, onde encontra um destino peculiar: a champenoise. Esse método ancestral de refermentação na garrafa, tradicionalmente utilizado para produzir vinhos espumantes, é aplicado por especialistas franceses, infundindo na cerveja uma efervescência única e elegante. A Deus se transforma em uma obra de arte engarrafada, adquirindo um caráter refinado e complexo.

Sua cor dourada intensa revela aromas cítricos e florais que se entrelaçam com notas de especiarias e mel. No paladar, uma explosão de sabores frutados e especiados se equilibra com uma acidez refrescante e um final seco e persistente. A Deus é mais do que uma cerveja, é uma experiência sensorial que celebra a maestria cervejeira e a paixão pela inovação.

Gent / Brasserie Deus - Bélgica 2007

A mente por trás dessa jornada cervejeira é a Boostls, uma cervejaria inovadora controlada pelo grupo AB InBev. Através de colaborações internacionais e da utilização de técnicas inovadoras, a Boostls redefine o que significa cerveja artesanal, convidando você a descobrir um mundo de sabores inigualáveis.

Permita-se ser transportado para um mundo de aromas e sabores que transcendem fronteiras e desafiam definições. Descubra a Deus e celebre a paixão pela cerveja artesanal!

TAGS: #cervejaDeus #Deusbeer #cervejaartesanal #craftbeer #cervejabelga #belgianbeer #Deus #bebida #gourmet #exclusiva #especial #frutada #cítrica #floral #mel #refrescante #complexa #amarga #doce #aveludada #Bélgica #Belgian #Bruges #cervejariaBoostls #champenoise #tradição #finesse #métodoancestral #qualidade #premium #sofisticada #elegante #refinada #momentosespeciais #celebrar #desfrutar #cheers #brinde #saúde #happyhour #fimdesemana #feriado #amigos #família #diversão #qualidadedevida #especiaria


Marcadores: Baden_Baden, black, Bohemia, Bourbon, Brasil, Budweiser, Cerveja, choop, colorado, degustação, dia, gold, Kaiser, lenda, Primus, Revelação, Schin, Skol, Spirit, Xingú

3.3.08 - St. Peter's Old Style Porter: Uma Porter Inglesa com Toque de Mel  




A St. Peter's Old Style Porter é uma cerveja porter inglesa tradicional com um toque único de mel. Produzida pela premiada cervejaria St. Peter's Brewery, fundada em 1996, a Old Style Porter apresenta um sabor rico e complexo com notas de chocolate, café, caramelo e um toque de mel que equilibra a amargura e adiciona doçura. Seu aroma maltado traz notas de frutas escuras e especiarias.

Com 5,1% de ABV, a Old Style Porter é uma cerveja de corpo médio e teor alcoólico moderado, ideal para ser apreciada à temperatura ambiente (entre 16°C e 18°C). A combinação de tradição e inovação na Old Style Porter resulta em uma experiência sensorial única para os apreciadores de cervejas artesanais.

TAGS: #StPetersBrewery #OldStylePorter #Porter #CervejaInglesa #Mel #SaborUnico #AromaIncomparavel

Marcadores: ambev, Antarctica, Baden_Baden, black, Bohemia, Bourbon, Brahma, Original, Pilsen, pinguim, Primus, Skol, Spirit, Xingú

19.9.07 - II Concurso Nacional de Cervejas Artesanais  


A ACervA Carioca te convida para o II Concurso Nacional de Cervejas Artesanais, que rola em 29 de setembro, em uma casa de festas no Joá (Estrada do Joá, 3000), a partir das 13h.

Te esperam:

  • Mais de 30 tipos de cervejas artesanais para você degustar, incluindo Weinhenstephan (Alemanha), Devassa (RJ), Bamberg Bier (SP), Colorado (SP), Eisenbahn (SC) e Falke Bier (MG).
  • Um buffet completo com: embutidos do Alemão da Serra, churrasco e delícias do Petit Paulete e do Bar Luiz.
  • Música, amigos e um ambiente descontraído para você aproveitar ao máximo.
  • Tudo isso por apenas R$50! O valor do ingresso inclui a entrada, a degustação de todas as cervejas e o buffet completo.

Não perca essa chance de conhecer as melhores cervejas artesanais do Brasil e se divertir com a galera!

TAGS: #CervejaArtesanal, #ConcursoNacional, #ACervAcarioca, #IIConcurso, #Joá, #29DeSetembro, #Weinhenstephan, #Devassa, #BambergBier, #Colorado, #Eisenbahn, #FalkeBier, #BuffetCompleto, #PetitPaulete, #BarLuiz, #AlemãoDaSerra, #Churrasco, #DiversãoGarantida, #Amigos, #BoaCerveja, #PreçoImperdível, #NãoPerca, #Imperdível

Marcadores: ambev, Antarctica, Baden_Baden, black, Bohemia, Brahma, Brasil, Budweiser, colorado, degustação, Kaiser, Primus, Receta

5.2.07 - Algumas Cervejarias e suas marcas - Parte I  

Ambev - Cia de Bebidas das Américas
São Paulo - SP
  1. Antarctica Malzbier
  2. Antarctica Original
  3. Antarctica Pilsen
  4. Antarctica Pilsen Extra
  5. Antarctica Pilsen Extra Cristal
  6. Bohemia Escura
  7. Bohemia Pilsen
  8. Bohemia Weiss
  9. Brahma Chopp
  10. Brahma Extra
  11. Brahma Light
  12. Brahma Malzbier
  13. Budweiser
  14. Caracu
  15. Carlsberg
  16. Kronenbier
  17. Liber
  18. Miller Genuine Draft
  19. Polar Pilsen
  20. Serramalte
  21. Skol
  22. Skol Beats
Cerpa - Cervejaria Paraense
Belém - PA
  1. Cerpa
  2. Cerpa Export
  3. Draft Beer

Cervejaria Belco S.A.
São Manuel - SP

  1. Belco Pilsen
  2. Belco Malzbier
  3. Belco Sem álcool
  4. Mãe Preta
  5. Tauber
Cervejaria Cintra Ind. e Com. Ltda.
Mogi Mirim - SP
  1. Cintra

Cervejaria Colônia
Toledo - PR
  1. Colônia Extra Lager
  2. Colônia Malzbier
  3. Colônia Negra
  4. Colônia Pielsen
  5. Donna`s Beer
  6. Sambadoro (export.)
Cervejaria Baden-Baden Ltda.
Campos do Jordão - SP
  1. Baden-Baden Cristal Pilsen
  2. Baden-Baden Golden
  3. Baden-Baden Red-Ale
  4. Baden-Baden Premium Bock

Cervejaria Conti
Cândido Mota - SP
  1. Conti Pilsen
  2. Conti Malzbier
Cervejaria Fazendeira
Venhedo - SP
  1. Atlas
Cervejaria Germânia
Vinhedo-SP
  1. Germânia
Cervejaria Independente
Toledo - PR
  1. Palma Louca Pale Pilsen
Cervejaria Kaiser Brasil S.A.
São Paulo - SP
  1. Bavaria Pilsen
  2. Bavaria Premium
  3. Bavaria Sem álcool
  4. Heineken
  5. Kaiser Gold
  6. Kaiser Bock
  7. Kaiser Pilsen
  8. Kaiser Summer Draft
  9. Santa Cerva
  10. Xingú
Cervejaria Kilsen
Joinville - SC
  1. Kilsen Chopp
  2. Kilsen Extra
  3. Kilsen Malzbier
  4. Kilsen Pielsen
Cervejaria Krill
Estância de Socoro - SP
  1. Krill Pilsen
Cervejaria Malta
Assis - SP
  1. Malta Golden
  2. Malta Malzbier
  3. Malta Pilsen
Cervejaria Petrópolis S.A.
Petrópolis - RJ
  1. Crystal Pilsen
  2. Crystal Premium
  3. Crystal Malzbier
  4. Itaipava
  5. Itaipava Premium
  6. Itaipava Malzbier
  7. Petra
Cervejaria Borck Ltda.
Timbó - SC
  1. Borck
Cervejaria Sudbrack
Blumenau - SC
  1. Eisenbahn Dunkel
  2. Eisenbahn Kolsch
  3. Eisenbahn Pale Ale
  4. Eisenbahn Pilsen
  5. Eisenbahn Weinzbier
Cervejaria Teresópolis S.A.
Teresópolis - RJ
  1. Lokal Bier
Companhia Brasileira de Bebidas
Feira de Santana - BA
  1. D`Vila Beer
Convenção S.P. Ind. Beb.
Caieiras - SP
  1. Guitt`s Pilsen
  2. Guitt's Malzbier
Frevo Brasil Ind. Bebidas
Recife - PE
  1. Frevo Pilsen

Ind. Norte Paranaense de Beb.
Londrina - PR
  1. Spoller Malzbier
  2. Spoller Pilsen
Lecker Cerv. e Refr. (Worldbev)
Capivari - SP
  1. Lecker Malzbier
  2. Lecker Munique
  3. Lecker Pilsen
  4. Lecker Piva Pilsen
Montecarlo Ind. de Bebidas
Flores da Cunha - RS
  1. Bonanza
Primo Schincariol Ind. de Cerv. E Ref.
Itu - SP
  1. Aspen Pilsen
  2. Glacial
  3. Nova Schin Malzbier
  4. Nova Schin Munich
  5. Nova Schin Pilsen
  6. Nova Schin Sem álcool
  7. NS2
  8. Primus

Tucabairros Bebidas
Guarapuava - PR
  1. Spam
Schattenmann
Montenegro - RS
  1. Helles

Marcadores: Antarctica, Bohemia, Brahma, Budweiser, Cerpa, Cerveja, Kaiser, Nova, Original, Pilsen, Primus, Schin, Skol, Spam, Xingú