Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


23.5.07

Uma cambada de le�es por dia

Tem gente que diz que mata um leão por dia. Eu ando matando uma dezena.

São v�rios os motivos, mas o principal � o desconforto de uma maioria machista ver uma mulher resolvendo, questionando, mandando, fazendo o trabalho de mais de um homem.

Trabalho na fazenda, no escrit�rio, cuidando de toda a burocracia, falando com fornecedores e compradores, prospectando clientes, exigindo respostas e sendo simp�tica com quem devo ser para um melhor relacionamento. Nesse sentido, não h� problema: mulher pode cuidar desses afazeres � mesmo eu sendo mais dura do que muito homem em v�rios aspectos. Eu fico em cima, eu quero resultado, eu respondo todas as exig�ncias que me são pedidas no tempo mais r�pido possível. Minha cabe�a est� a mil o tempo todo.

E trabalho na fazenda, também no engenho, na ind�stria. Ali, as coisas são mais complicadas e mais simples. Mais complicadas porque não � todo mundo que aceita quando eu digo �tem que ser feito assim�. Existe uma cultura aqui de que todo mundo (diga-se todos os homens, � claro) tem que fazer uma rodinha e ficar discutindo qual a melhor maneira de se fazer uma reforma aqui, um servião ali, uma melhoria acol�. até a�, nada contra. Mas o problema � que cada um tem uma opinião, ningu�m chega a um consenso e fica pra �resolver mais tarde�. Eu não: eu discuto, pergunto como pode ser, o que seria melhor (porque sou leiga em muitas coisas) e mando fazer (sim, estou come�ando aprender a mandar � e nesse sentido � mais simples, porque eu mando e acabou � mas sem deixar de p�r a mão na massa junto com os pe�es que fazem a parte pesada do neg�cio).

O mais dif�cil � ver que o apoio que você esperava em muitos aspectos não acontecem: na minha opinião, meu pai não aceita muito bem eu ter tomado a frente das coisas e não meu irmão. Ele est� orgulhoso, eu sei disso, mas ainda, com certeza, tem a mentalidade dos prim�rdios da vida. Meus irmãos não querem sair da zona de conforto: as meninas t�m sua vida fora daqui, meu irmão ajuda somente quando muito necessério (e quando ajuda, ajuda muito. não posso negar).

Muitas vezes, me sinto no limbo: fora da realidade da maioria das pessoas que tem suas vidinhas regradas, seu trabalho com hora pra come�ar e terminar. E tenho que agradecer mil vezes pelo Marcelo estar ao meu lado. � ele quem me coloca pilha, me p�e pra frente, me incentiva, me faz ver que o que estamos fazendo � o certo. Mais do que meu namorado, meu amigo de trabalho, meu parceiro, meu braão direito. O cara que não deixa ningu�m ser machista perto dele � porque sempre deixa muito claro que quem manda aqui sou eu (mesmo, muitas vezes, sabendo muito mais do que eu sobre muitas coisas).

Como ele disse ontem, est� dif�cil ter que �quebrar todos os gravetos no peito�. Sim, gravetos. Porque tudo vira tempestade por aqui: todas as mudan�as e alterações são questionadas. Ningu�m v� as melhorias porque não quer dar o braão a torcer.

Mas a gente continua na batalha. E mais dif�cil do que vender a Cachaça, faz�-la conhecida e reconhecida pela sua qualidade, est� sendo perceber que estamos sozinhos nessa luta. até dar dinheiro, porque quando der lucro, com certeza todo mundo vai querer sua parte...

Os le�es continuam caindo. Um a um. Aos montes, todos os dias.
E sempre estamos mais fortes e mais preparados para o pr�ximo embate.
Porque mudar conceitos � quase uma guerra.

Marcadores:

3 Comentários:

Anonymous K said...

Gab,

não se esque�a de que você sempre teve "peito" pra tudo isso...
e muito mais!
rsrsrsrrs

A questão mais importante �: você est� satisfeita? O resto � só o resto. No tempo certo, tudo se mostra.

Construa seu jardim e as borboletas virão!

beijos e muito sucesso.
K

23/5/07 11:57  
Anonymous Gabi said...

Querida,

A resposta � SIM. Eu estou satisfeita.
E se tudo fossem flores, que gra�a teria, não �!?
Mas acho muito bom poder colocar pra fora e, principalmente, ter o apoio dos amigos, como você!!! ;)

Beijos

Gabi

23/5/07 15:14  
Blogger Vesoloski said...

Nada � f�cil!
Uma guerra não � feita de uma única batalha vencida e sim por v�rias. Muitos tombam durante essa campanha isso � muito mais que seleção natural, só os devidamente adaptados continuam, seguem em frente com fome, frio e cansado. Os �grandesó estrategistas não colocam o p� no campo de batalha, ficam atrês de suas mesas jogando como os SENHORES DA GUERRA. Mas, não participam do momento da vit�ria! Aquele momento singular e único de olhar para três e ver o caminho percorrido, as adversidades vencidas e os obst�culos que até um segundo atrês eram intranspon�veis.

O segundo ap�s a vit�ria � como estar no para�so.
�A real� vem um segundo ap�s!
Outra guerra com v�rias outras batalhas!
você est� mais preparado e segue em frente.

24/5/07 13:44  

Postar um comentário

<< Home