Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


25.3.07

O Segredo do Anel � O legado de Maria Madalena


(Sandro Botticelli - A Primavera, 1478)

não consegui parar de ler até acabar. E queria mais. Retiro o que disse quando escrevi que este livro seguia a onda de O C�digo da Vinci. Kathleen McGowan, a autora, surpreende do comeão ao fim com sua hist�ria envolvente e mais ainda no posf�cio � d� pra debater e muito seu livro e suas visóes.

A hist�ria � sobre uma escritora e jornalista � Maureen (seria a pr�pria autora?) � que busca outros pontos de vista sobre hist�rias que conhecemos h� tempos. Maria Antonieta, rainha da Fran�a que tem como estigma a famosa frase �se não t�m pão, que comam briochesó; Joana D�Arc, um sómbolo cristão, vistas de outra maneira, dentre v�rias outras mulheres citadas � o que inclui principalmente Maria Madalena, que acaba por tomar conta de todo o livro �, elas t�m suas hist�rias
recontadas pela protagonista.

O mais interessante � quando ela diz: �A hist�ria não � o que aconteceu. A hist�ria � o que foi escrito�. Realmente, a mulher conseguiu se igualar em direitos ao homem h� pouco tempo (se � que chegamos definitivamente mesmo a este patamar). Analisando tudo que conhecemos e sabemos, a sociedade sempre foi machista e durante muitos sóculos teve a mulher como ser inferior. Ou seja, contaram as hist�rias que conhecemos quem podia cont�-las: homens, a elite, quem podia comandar a massa. não digo que sejam pessoas m�s, mas estes oferecem apenas um ponto de vista para hist�rias que sempre t�m vencedores e perdedores ou ainda grandes companheiros � de igual para igual.


E � a� que o livro fica melhor ainda: Madalena não � uma prostituta como conhecemos na b�blia, mas uma mulher que se casou e teve filhos de Jesus. Os ap�stolos não são exatamente como conhecemos: Judas não foi um traidor. João Batista, primo de Jesus, também se intitulou o escolhido � tudo muito m
ais politicagem do que poder�amos acreditar.

O livro faz grandes revelações e se diz ficção, mas eu não duvido que seja uma hist�ria real. A mesma hist�ria sendo contada por outro �ngulo. Talvez mais sincero, talvez menos preconceituoso. Como saberemos?

A decisão de acreditar ou não � sua, mas a leitura vale cada linha.

E se for ler, tenha as obras de Boticelli e de da Vinci � mão. � melhor ainda para ilustrar seus pensamentos e seus credos, enquanto devora o livro.

�Y gwir erbyn y byd� (traduzido do gal�s: �A verdade contra o mundo�)
Boadicea � rainha-guerreira celta do sóculo I

Marcadores:

3 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

Realmente quando comecei a ler esse livro pensei em compar�-lo ao C�digo da Vince, são realmente diferentes, mas não achei esse livro tão bom. Quando estava no meio di livro � que a hist�ria ficou boa! e tem um final píssimo... fica incompleto!

31/1/09 16:27  
Anonymous Anônimo said...

Esse livro � realmente muito bom, pende a altenção do leitor, e faz com que a gente fique querendo mais e mais... só não gostei do final... esperava mais coisas. A hist�ria termina fica um vazio, pelo menos foi essa a sensação que tive...

19/2/09 22:13  
Blogger lilly said...

ol�, procuirando uma imagem para coloar no meu blog, sobre este livro vi seu coment�rio.
excelente.
pensmos quase igual sobre ele.
interessante quye este ano li v�rios livros sobre isso
abs
lilly

21/4/09 17:32  

Postar um comentário

<< Home