Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


5.9.07

Durst auf leben

Sede de viver, em alemão. Slogan da cerveja Weihenstephaner.

Então... Esse � só um par�ntesis no meu blog pra dizer que ontem eu fui ao Cervejarium e tomei duas Pepsis. Mas a�, minha grande amiga J�lia resolveu nos presentear não com uma, mas com DUAS Weihenstephaner para tomarmos no balcão. não teve jeito, n�!? A profecia aconteceu: bebi de novo!

E bebi com gosto: tomamos a Dunkel, que � a escura e a de trigo. Gostei mais da primeira. Tomamos naquele copão, sabe!? Que cabe tudo, inclusive um suspiro de satisfação.

Hoje fui pesquisar sobre a cerveja pra contar aqui e gostei mais ainda: a Brauerei (cervejaria) mais antiga do mundo (desde 1.040) fica em Freising, pertinho de Munique, na Bav�ria - sul da Alemanha. Quem sabe não d� pra ir l� conhecer? Afinal, eu tenho MUITA sede de viver! ;)

Hist�ria � A hist�ria da Weihenstephaner comeãou em 725, com a fundação do Monast�rio Beneditino Weihenstephan. Ele foi fundado por São Corbiniano e mais 12 monges beneditinos. Em 1040, eles obtiveram a licen�a para fabricar e vender cerveja e foi pela Igreja que a bebida se espalhou, assim como aconteceu com o vinho. até então, a cerveja era produzida para o consumo dos habitantes locais, devido �s dificuldades de transporte. O primeiro pa�s a industrializar a cerveja foi a Alemanha.

A ind�stria cervejeira alem� segue uma r�gida e secular norma de fabricação. A Lei de Pureza de 1516 determina que a cerveja alem� só pode conter quatro ingredientes: �gua, cevada, malte e l�pulo. Planta trepadeira origin�ria da Europa, o l�pulo foi inclu�do posteriormente e acrescentou gosto espec�fico, amargo e arom�tico � bebida. também h� as cervejas alem�s feitas de trigo, muito populares. Mas nenhuma delas cont�m conservantes. A tradição manda servir a bebida no copo com o nome da cerveja, obedecendo a marca que delimita a medida do colarinho.

A cerveja alem� caracteriza-se por uma graduação alco�lica que varia entre 5% e 7,3%, maior que o teor das nacionais. Mais encorpada, a bebida germúnica tem aroma e sabor mais fortes. São completamente diferentes das cervejas brasileiras.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger K said...

Então Gab!
Esse final de semana foi uma loucura! Uma cavalgada organizada pelo meu sogro que mais parecia festa cigana. três dias de animação!

Mas agora t� de volta. Doida pra ver as fotos da viagem da Joice. Ser� que a fam�lia "Hugostosa" t� de mudan�a pra Zoropa, �?!

Beijo
K

5/9/07 12:15  

Postar um comentário

<< Home