Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


28.2.08

Organização em casa

Em Campinas tem um curso anual de decoração e, na minha opinião, de �bons modosó e etiqueta. O curso da Marchand d�art ensina desde bons modos � mesa e ao receber, até a melhor forma de colocar seus m�veis em casa, dando dicas de tend�ncias e novidades no mundo.

Minha mãe conta que na sua época de escola, tinha esse tipo de aulas dentro da pr�pria grade curricular, quando você aprendia dicas de �economia dom�stica� e ainda a pintar e bordar para seu enxoval. � claro que o curso agora � muito mais moderninho e pr�tico, não tratando a mulher como uma dona-de-casa, mas como algu�m que quer cuidar de sua casa e continuar trabalhando, saindo e tudo mais.

As dicas abaixo fazem parte do curso (maiores detalhes no fim da matéria):

Mantenha seu arm�rio em ordem!

A organização da casa � muito importante para que você se sinta confort�vel e tenha praticidade no seu dia-a-dia. E isso � essencial quando se fala em arrumar arm�rios. Mas, são poucas as pessoas que dominam a t�cnica de organizar e não imaginam como isso pode facilitar a vida, e ainda garantir a durabilidade e qualidades de roupas, sapatos.

A decoradora Pomp�ia Mesquita diz que não existe nenhuma complexidade em arrumar arm�rios. Ela d� algumas dicas aqui e se aprofundar� em seu curso de decoração que come�a em marão. �� só aprender uns segredinhos que o arm�rio estar� sempre organizado�.

Primeiro, � necessério que os arm�rios estejam separados por uso: roupas; sapatos; e cama, mesa e banho. Deve-se fazer uma boa limpeza, retirando tudo dos arm�rios, separando o que não ser� mais usado e limpando-o com uma flanela �mida para retirar o p� e em seguida com uma seca. Um cuidado importante � que cera e lustra-m�veis não devem ser usados, pois podem sujar as roupas, e em conseq��ncia, manch�-las.

Outro item que deve ser observado � se as paredes do arm�rio são as mesmas do banheiro � o que pode causar umidade. Nesse caso, a solução � colocar um isolante � como o isopor, por exemplo �, entre o arm�rio e a parede. Os sabonetes colocados em gavetas para perfumar as pe�as também atraem umidade, j� que sua f�rmula qu�mica foi feita para interagir com a �gua. Por isso, o perfume deve vir somente do amaciante. Outra dica para combater a umidade � pendurar em cabides, saquinhos de tule com giz � sua base de cal ajuda a remov�-la.

Entre as roupas, se desfa�a de todas as pe�as que não foram usadas nos �ltimos dois anos. não guarde roupas usadas sem lavar. O suor nas pe�as pode danificar ou manchar o tecido, além de atrair baratas ou tra�as. � preciso ter cuidados especiais com as pe�as coloridas, principalmente as vermelhas, pretas, azul-marinhos e brancas
� elas desbotam com a luminosidade. Por isso, opte por capas de tecido não-tecido (o TNT) ou de algodão para proteger as pe�as da luz, e escolha a parte mais escura do arm�rio para pendur�-las, diminuindo assim o risco de desbotamento.

Na lavagem das roupas sempre siga as instruções do fabricante: roupas de praia, meias e cuecas não devem ser lavadas com �gua quente. O calor danifica o el�stico tornando a roupa larga e ressecada. Segundo Pomp�ia, as roupas de inverno são as mais atingidas pela umidade. Para evitar cheiro de mofo e bolor, deve-se dobrar e guardar essas pe�as em saquinhos de TNT. �Se você não tiver muito desses saquinhos, fa�a uma pilha das pe�as e coloque a primeira e a �ltima neles. Assim, as do meio automaticamente ficarão protegidas. E muito cuidado com sacos pl�sticos, que devem sempre ser evitados, pois não deixam que as roupas respirem�. Usar cabides iguais também facilita que o arm�rio fique mais organizado e que ofere�a melhor visualização das roupas.

J� nos arm�rios de sapatos, uma das dicas � evitar qualquer tipo de papel, como caixas e rolinhos de papelão que v�m dentro dos sapatos. O material atrai tra�as, cupins e baratas. Apesar do cheiro pouco agrad�vel, a naftalina continua sendo a melhor aliada neste caso. A melhor alternativa � a sapateira, que permite melhor visualização dos pares, que devem estar sempre limpos e guardados em saquinhos de TNT.

Os arm�rios de roupas de cama, mesa e banho também merecem atenção, pois por um pequeno descuido podem colocar toda organização por �gua abaixo. Pomp�ia aconselha que as pe�as sejam divididas em prateleiras de acordo com o c�modo que serão destinadas. A forma como as pe�as são dobradas também � muito importante para organização. Toalhas de banho, por exemplo, devem ser enroladas, pois assim ocupam menos espaão e ficam mais visóveis.

Essas e outras dicas serão abordadas durante a 17� edição do Curso de Decoração Marchand d�art. O conte�do do curso � desenvolvido por Pomp�ia Mesquita, juntamente com outros profissionais do ramo. Todo ano, ela faz uma viagem ao exterior para fazer uma reciclagem do conte�do e trazer as tend�ncias aos participantes.

Servião:
Marchand d�arte
Rua Leontina de Carvalho Siqueira, 38,
Jardim das Palmeiras, Campinas (SP).
Fones: (19) 3254 4488 / 0561

Curso de Decoração Marchand d�art
De 04 de marão a 02 de dezembro de 2008
Toda ter�a-feira, em três diferentes hor�rios.
Mais informações: www.cursodedecoracao.com.br

Marcadores:

3 Comentários:

Blogger K said...

Ai, que vontade!
Bjs
K

28/2/08 12:00  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo artigo.
Sempre fui organizada e v� que podia fazer isso profissionalmente,montei o "Sem Bagun�a" para quem não tem tempo ou jeito.
sembagunca.sil@uol.com.br
www.sembagun�a.com
Abs
Silvia Pires

19/8/08 16:23  
Anonymous FERNANDA said...

AMEI!(";)

FERNANDA/MOGI MIRIM SP

26/8/08 22:06  

Postar um comentário

<< Home