Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


4.4.08

Os Contos de Fadas dos Irmãos Grimm

O livro Contos de Fadas, dos Irmãos Grimm, conta as hist�rias como elas realmente eram contadas. A apresentação de sólvia Oberg � tão interessante quanto as hist�rias contidas no livro: ela narra que os irmãos eram professores na Universidade de G�ttingen, na Alemanha, sendo fil�sofos eminentes. Eles perderam seus cargos em conseq��ncia de um fato pol�tico. Jakob Ludwig Karl era professor de literatura alem� quando foi abolida a Constituição de Hanover e, por protestar contra tal ato, foi demitido; e Wilhelm Karl foi sub-bibliotec�rio em G�ttingen e mais tarde, professor também na universidade, abandonando o trabalho pelo mesmo motivo do irmão.

Nas palavras de sólvia, por motivos pol�ticos, ão mundo ganhou um presente precioso�: Jakob e Wilhelm realizaram importantes pesquisas no campo da tradição popular, deixando um rico acervo de hist�rias, lendas, anedotas, superstições e f�bulas da velha Germ�nia, preservado gra�as � sua iniciativa.

Ela conta que os irmãos percorreram a Alemanha registrando as narrativas populares que recolhiam de pessoas humildes, muitas vezes analfabetas: comadres da aldeia, velhos camponeses, pastores, barqueiros, m�sicos e cantores ambulantes. Tudo isso acontecia nos primeiros anos do sóculo XIX, quando os velhos costumes pouco tinham mudado e as antigas tradições conservavam ainda toda a sua for�a.

O resultado desse trabalho foi excepcional: Kinder und Hausm�rchen (Hist�rias da Crian�a e do Lar) teve três volumes de livros publicados, reunidos em 1819. Os Irmãos Grimm foram precursores da ci�ncia do folclore, reunindo tradições e culturas populares, dos mais variados grupos. Eles empenharam-se na elaboração de uma obra patri�tica, não apenas recuperando e imortalizando os relatos conhecidos por n�s como contos de fadas, como também iniciando o Grande Dicion�rio Alemão, cujo primeiro volume saiu em 1854.

Seu trabalho ganhou proporções que romperam a esfera nacional de importante documento das tradições populares alem�s para espalhar-se pelo mundo, sendo traduzido e imortalizado entre crian�as, jovens e adultos que contam e recontam as hist�rias por eles recolhidas.

Portanto, Walt Disney, muito mais recente, nos ajudou muito a conhecer as hist�rias atrav�s dos desenhos lindamente produzidos. Mas foram os Irmãos Grimm que fizeram com que as hist�rias não se perdessem no tempo, sendo contadas de mãe para filhos e assim por diante. Sem contar que as hist�rias do livro são mais verdadeiras, por serem exatamente o que os Irmãos Grimm registraram. Branca de Neve, por exemplo, não teve a piedade de um ca�ador � tal ca�ador aparece em outra hist�ria, em que ele fica com pena de matar o pr�ncipe que o pai mandou matar por achar que ele o havia tra�do. A Bela Adormecida, não acordou por causa do beijo do pr�ncipe, mas, porque os 100 anos de sono que a bruxa praguejou para todo o reino dela, haviam passado no mesmo momento em que o pr�ncipe chegou.

E assim por diante, você constata, ao ler o livro, que muito do que nos foi contado e como conhecemos j� est� um pouco distorcido ou um pouco misturado com outras hist�rias menos conhecidas. De qualquer maneira, não deixam de ser lindas, não � mesmo? O livro � uma del�cia para relembrar o que j� est� muito bem gravado em nossos corações, quando nos foi passado, atrav�s das hist�rias, por pessoas queridas.

Marcadores:

4 Comentários:

Blogger paula, marina, fl�via e karina said...

esse livro � o original? � que eu soube que tem a versão verdadeira e a versão "editada" para crian�as. eu queria mesmo ler a versão dos irmãos grimm, dizem que � diferente, mas nao sei como. pode me dizer qual � a diferen�a e se esse � mesmo o livro?

12/10/08 20:35  
Anonymous Anônimo said...

também quero muito o livro das versóes originais dos contos dos irmãos grimm, acho rid�culo algumas adaptações, roubam o significado do conto.

19/10/08 19:27  
Anonymous Fernanda said...

Oi, eu lembro ter lido os contos originais dos irmãos Grimm quando estava na 4a sórie, e lembro tb ter ficado horrorizada com a maioria deles...adorei, e queria achar pra poder ler de novo.

� nisso que elas são diferentes, não tinha essa de final feliz...a pequena sereia, por exemplo, morre no final. Nada a ver com as versóes �gua com a��car que ficaram mais conhecidas.

10/8/09 00:40  
Blogger G??B Cavalcante said...

As f�bulas verdadeiras são muito cru�is , m�s na época servia para ensinar. :D

10/9/09 16:35  

Postar um comentário

<< Home