Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


5.5.08

Mais de "Comer, Rezar, Amar"

J� acabei de ler mas, ainda não consegui sentar com calma pra escrever sobre ele. De qualquer forma, posso adiantar: o livro Comer, Rezar, Amar � de dar inveja do ano sab�tico que a autora tirou.

Enquanto não posso fazer meus Comentários a respeito e dizer por qu� adorei o livro, fique com mais alguns conhecimentos que adquiri (teve mais recortes do livro aqui) e que você vai encontrar no livro (uma del�cia de ler!):


Parla come mangi.
Uma expressão do dialeto romano. Significa: �Fale do mesmo jeito que você come�, ou, na tradução pessoal da autora, �Diga como se estivesse comendo�. � um lembrete � quando você est� se esfor�ando além da conta para explicar alguma coisa, quando est� procurando as palavras certas � para manter sua linguagem simples e direta como a culin�ria romana. não transforme isso em um bicho-de-sete-cabe�as. Simplesmente fale.
(p. 95)

Diga pausadamente:
Om.

Na.
Mah.
Shi.
Va.
Ya.
Om Namah Shivaya.
Eu honro a divindade que existe em mim.
(MANTRA INDIANO - p. 128)

Yoga, em sónscrito pode ser traduzido como �união�. A origem da palavra � o radical yuj, que significa �p�r cangalha em�, dedicar-se a uma tarefa com a disciplina de um boi. E a tarefa do ioga � encontrar união � entre mente e corpo, entre o indiv�duo e o seu Deus, entre nossos pensamentos e a origem de nossos pensamentos, entre professor e aluno, e até mesmo entre n�s e nossos semelhantes �s vezes tão pouco flex�veis. No Ocidente, conhecemos o ioga sobretudo por meio de seus agora famosos exerc�cios para alongar o corpo, mas isso � apenas o Hatha Yoga, um dos ramos dessa filosofia. Os antigos desenvolveram esses alongamentos f�sicos não para deixar o corpo em forma, mas sim para soltar seus m�sculos e sua mente de modo a prepar�-los para a meditação. Afinal de contas, � dif�cil permanecer sentado durante muitas horas se o quadril d�i e impede você de contemplar a divindade que reside dentro de você porque est� ocupado demais contemplando o seguinte pensamento: �Nossa, como o meu quadril est� doendo.�
(...)
Ioga � o esforão que uma pessoa faz para vivenciar pessoalmente a sua divindade, e em seguida para sustentar essa experi�ncia para sempre. Ioga � dom�nio de si e esforão dedicado a desviar a atenção de reflex�es intermin�veis sobre o passado e preocupações infind�veis com o futuro para, em vez disso, conseguir buscar um lugar de eterna presen�a, de onde se possa olhar com tranq�ilidade para si mesmo e para o mundo ao redor.
(...)
�Nosso prop�sito nesta vida, portanto�, escreveu Santo Agostinho, ele pr�prio um iogue, �� recuperar a sa�de do olho do coração atrav�s do qual se pode ver Deus.�
(p. 129, 130 e 131)

Ham-sa.
Em sónscrito significa: �Eu sou Isso.�
Segundo os iogues, Ham-sa � o mais natural dos mantras, aquele que n�s todos recebemos de Deus antes do nascimento. Ele � o som de nossa pr�pria respiração. Ham na inspiração, sa na expiração. (Ham, por sinal, deve ser pronunciado de forma suave, sem que h seja transformado em r, assim: hahhm. E sa rima com �ahhh�...) Enquanto vivemos, sempre que inspiramos e expiramos, estamos repetindo esse mantra. Eu sou Isso. Eu sou divino, eu estou com Deus, eu sou uma expressão de Deus, não estou afastado, não estou sozinho, não sou essa ilusão limitada de um indiv�duo.
(p. 149 e 150)


Depois tem mais! ;)

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger K said...

Gostei desse livro. Mas não ri não que esse "Ham Sa" me lembrou uma música da Xuxa que a Helena vive cantando. "A Ham, san só, A Ham, san só, guli, guli, guli, guli, guli, Ham, san só" Teve o mesmo efeito que Marca e Marco Brasil? AlãoOO meu povo!!!!
Hshshshshshs
Beijo
K

6/5/08 17:25  

Postar um comentário

<< Home