Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


12.6.07

Aconteceu

A saga de um neg�cio quase mal feito

Na �ltima de abril, recebemos um contato de um comprador de Benin, pa�s da �frica do Sul, interessadíssimo em nosso produto: a Cachaça Gabriela. Seu primeiro pedido era de dois containeres de 40�� � o que significa cerca 28.000 garrafas, em cada um deles. Eu, muito p� no chão e conhecedora de nossa realidade (sabia que �ramos eu e Marcelo que ter�amos que preparar MANUALMENTE essas garrafas), afirmei ao pseudo-comprador que, dentro de 45 dias, poderia entregar a ele somente um container de 20�� (14.112 garrafas de 700ml, para ser mais exata). E logo em seguida, ele poderia fazer outro pedido, se fosse de seu interesse.

Ele aceitou todas as nossas exig�ncias: faria o pagamento antecipado, ou seja, antes de a mercadoria sair da f�brica e ir para o porto de Santos e ainda fez a compra das mercadorias com preão FOB, o que significa que nossa responsabilidade na entrega iria até o porto de Santos. A travessia até a �frica seria de total responsabilidade dele. A venda perfeita.

Enviamos as amostras (nossos custos) para que ele conhecesse o produto. Depois, enviamos o documento (nossos custos) para que pudesse fazer a transfer�ncia de dinheiro. Enquanto isso, muito trabalho, muita correria, estafas constantes: engarrafamos Cachaça, encomendamos r�tulos em ingl�s, enviamos os r�tulos alterados para o Minist�rio da Agricultura, continuamos com nossos contatos com representantes aqui do Brasil. O que significa: abra�amos o mundo! além de fazermos o trabalho bra�al, continuamos todo o trabalho no escrit�rio.

Eu e Marcelo podemos dizer que pusemos as mãos em todas as garrafas. Meus pais e principalmente meu irmão, colocaram a mão na massa. não tinha como fazermos tudo e entregar a �encomenda� no prazo � o que sempre me deixa ansiosíssima! Trabalhamos das 7h �s 22h todos os dias, inclusive finais de semana e feriado, enquanto esper�vamos o pagamento chegar � conta da empresa (recebimento em d�lar, de outro pa�s, � demorado).

E então, a surpresa: para que o dinheiro fosse liberado l� na �frica, t�nhamos de ter um documento que o Minist�rio das Finan�as de Benin deveria nos repassar, comprovando que não somos terroristas e que a negociação não era lavagem de dinheiro. Ok, pensando em todas as garrafas que ainda t�nhamos para rotular, sentei na frente do computador e comecei a conversar com uma advogada que faria os tr�mites para n�s l�. Ou seja, uma africana, registrada no Minist�rio deles, comprovando ser profissional da �rea.

A melhor parte est� por vir: preenchi documentos para fazer o pedido do tal documento e enviei para ela. Mas, faltava um pequeno detalhe: EU, minha empresa, teria que enviar dinheiro pra l�, para que comprovasse minha idoneidade. E o melhor: a advogada não me passou o n�mero de sua conta, ela somente me pediu para fazer uma transfer�ncia e enviar o n�mero desta para que ela pudesse retirar o dinheiro. O que significa que eu nunca saberia onde encontr�-la depois disso.

Pensamos todos juntos, sugeri pagarmos e ver no que ia dar. A�, fomos até o Banco do Brasil, que tem assessoria para Com�rcio Exterior e come�amos a fazer pesquisas: o banco não existe, o documento não � exigido, talvez até mesmo o comprador não exista. E eu, que fazia planos para a bolada que receber�amos, frustrei. Mas ao mesmo tempo, vi o lado Pollyanna: ainda bem que desconfiamos, ainda bem que buscamos mais informações, ainda bem que tentamos e ainda bem que todas as garrafas continuam aqui.

Quantos não devem cair no �conto do vig�rio�? De qualquer maneira, me senti píssima por ter trabalhado tanto neste �ltimo m�s, carregando caixa, fazendo for�a e pensando que tenho instrução para muito mais do que isso. � comeão de neg�cio, eu sei, mas tem coisa que � muito dif�cil de engolir, viu!?

I will survive. E, maybe, a inspiração para escrever volte com o tempo�

Marcadores:

5 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

Gabi! Bola pra frente, nada de desónimo amiga...hist�ria comum no mundo dos neg�cios, todo mundo tem uma pra contar. O importante � que vcs nao depositaram o dinheiro e estão cada dia mais preparados e experientes. E lembre-se as garrafas rotuladas serão vendidas, o trabalho nao foi � toa! Estou aqui na torcida por vcs! Muita for�a!

12/6/07 09:54  
Blogger Gabriela said...

Brigadaaaaaaaaaa!!!!

Eu sei que posso contar com o apoio de vocês! Agora, não consegui identificar qual das minhas grandes amigas que me escreveu... :P
D� pra se identificar!? ;)

Beijos

12/6/07 11:13  
Anonymous Anônimo said...

Sou eu, a Carol! Gabi, me cortou o coração esse seu desónimo....E eu quero a inspiração pra escrever de volta, adoro ler seu blog! Saudades florzinha!
Beijos

13/6/07 04:22  
Blogger K said...

Cachorrada!
Mas gra�as a Deus, a honestidade de vocês e a preocupação em fazer tudo certo, evitou o pior.

For�a!
Beijo
K

14/6/07 23:14  
Blogger Gabriela said...

�, Key...
Como diz minha mãe, Deus p�e a mão. E a gente passa "raspando" de uma roubada braba!
Realmente: ainda bem que fomos tirar a prova dos nove!

Beijo, querida!

15/6/07 07:32  

Postar um comentário

<< Home