Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


11.1.08

Dicas de etiqueta para receber � mesa

Aqui em casa, minha mãe tem uma classe nata para servir. Tudo muito pr�tico mas, sempre com um toque de sofisticação � eu sou f� de sua eleg�ncia na simplicidade de bem servir. Sem contar, � claro, que seu tempero � divino e sua mão também, tanto para pratos elaborados quanto para os mais simples. Rosy tem classe e eu espero saber receber como ela quando eu crescer.

Detalhes são o mais importante: um arranjo de flores, guardanapos coloridos, uma toalha bonita... Algo do tipo sempre faz a diferen�a! Abaixo, um release que achei legal publicar, com algumas dicas de etiqueta.

você costuma fazer festas em casa?

Receber convidados em casa pode ser mais simples do que se imagina. Os relacionamentos sociais dos dias de hoje são mais baseados na cordialidade do que no formalismo, fato que acaba incentivando a volta da recepção em casa. Mas o que fazer para receber bem amigos e parentes?

Para quem não tem experi�ncia � preciso conhecer regras b�sicas. Saber como colocar a mesa � quase tão importante quanto ter um bom card�pio. Dani Fontana e Paula Rocha, da NEO10, revelam que �receber não � mais lan�ar mão de uma sórie de regras r�gidas de etiqueta e oferecer jantares com in�meros pratos e muita formalidade. você pode receber para um almoão, jantar, um drinque de maneira descontra�da e bem planejada�. O que � necessério então para uma boa recepção? além de criatividade � preciso ter em casa um m�nimo de utensólios necessérios.

A mesa
Tenha sempre copos, talheres e pratos em n�mero superior ao de convidados, evitando que algu�m fique sem ter como se servir. você pode usar guardanapos de tecido, se tiver em n�mero suficiente, mas se não, use mesmo os de papel, mas daqueles de tamanho maior, não os pequeninos usados em restaurantes.

Convidados
Por exemplo, na hora de decidir qual o tipo de servião ir� utilizar, certifique-se do n�mero exato de convidados e do tom que você quer dar � reunião.

Se você não disp�e de lugares suficientes � mesa para um jantar a francesa, parta para a opção de um jantar � americana, com os pratos e os talheres colocados num aparador ou buffet.


:: Servião � francesa: � um servião cerimonioso, sofisticado e exige conhecimento por parte de quem recebe e dos empregados envolvidos. Em ambiente familiar esse servião deve ser usado para, no m�ximo, doze pessoas. Os convidados se sentam em lugares determinados pela dona da casa e a mesa j� deve estar posta. Geralmente, os anfitri�es ficam na cabeceira da mesa e os casais separados. Intercale sempre homens e mulheres.

:: Servião � americana: a refeição fica em um buffet onde são facilmente servidas. Os pratos e talheres podem ser arrumados em uma mesa ou empilhados no mesmo local onde est� exposta a comida. � um servião informal e pr�tico, mas que não perde o charme nem a eleg�ncia. A bebida pode ser servida enquanto os convidados se alimentam ou por cada um individualmente. Da segunda maneira, ofere�a a primeira rodada e informe que eles mesmos deverão se servir.

:: Servião familiar: � um servião muito comum entre n�s quando recebemos convidados �ntimos. As travessas são colocadas no centro da mesa e os talheres são dispostos conforme os lugares. A dona da casa, ajudada pelo marido e filhos, deve servir os convidados. No caso de n�mero maior de pessoas, a anfitri� deve convidar cada um a se servir. Dani Tranchesi e Paula Rocha, da NEO10, lembram que �em casa � comum termos lugares marcados, mas devemos sempre ceder os melhores lugares �s visitasó.

Sobre a NEO10
Empresa especializada em assessoria de eventos. Oferece soluções para casamentos, confer�ncias, lan�amento de produtos, semin�rios, festas infantis. Acompanha todos os detalhes desde o planejamento, até contratação de fornecedores, cerimonial, gastronomia.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home