Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


9.1.08

Historinha mal contada

Estou achando essa hist�ria do roubo das obras de arte do Masp beeeeem suspeita. Vou explicar: não � de hoje, nem do m�s passado mas, h� quase um ano, que venho ouvindo e lendo a respeito das dificuldades que o museu vem passando. D�vidas acumuladas, pouca visitação, nenhuma ajuda do governo, �nfimas divulgações, mostras mal elaboradas. Vi gente fazendo campanha para revigorar o tal museu (que eu adoro), discussóes acaloradas sobre estatiz�-lo, cr�ticas duras a seus curadores anteriores. Enfim... Muita discussão e pouca ação.

A�, no m�s passado acontece todo esse furd�ncio e o furto de duas obras de arte importantes do acervo do museu, que não tinha nenhum tipo de sistema de seguran�a, que não tinha nem mesmo funcion�rios na hora do roubo. O Retrato de Suzanne Bloch, de Picasso e O Lavrador de Caf� (acima), de Portinari, foram levados facilmente. Uma vergonha e muita m�dia.

E você sabe bem como a nossa pol�cia � eficaz, como nossos investigadores demonstram resultados r�pidos e não perderm uma pista. E agora, menos de um m�s depois de terem sido roubados � 19 dias, pra ser exata
�, os quadros são encontrados sem nenhum arranhão, depois de pedidos de resgate, � claro.

não sei não... Tire suas pr�prias conclusóes, leia a historinha aqui e depois me diga se não foi muito oportuno todo esse bl�-bl�-bl� sobre o roubo. Pra mim, a� tem "jeitinho brasileiro" de chamar a atenção pra um outro problema do museu: a falta de dinheiro e a necessidade de ajuda externa.

Se eu fosse consultora financeira, daria a solução: venda uma ou duas obras de arte, pague as contas e se refa�a. não estou sendo radical � o neg�cio � ser pr�tico. Antes "perder" alguns quadros do que todos.

Mais do que nunca, o ditado "A ocasião faz o ladrão" faz muito sentido...

Marcadores: ,

1 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

Quantos filmes j� foram feitos mostrando as dificuldades enormes de se entrar num museu? Aqui � tão f�cil, lembro-me, uma vez ao levar uns parentes portugueses ao Museu do Ipiranga, eles ficaram impressionados com píssima seguran�a, e me indagaram se aqui não roubavam as pe�as. E eu com a maior cara de pau: não no Brasil temos muito respeito com nossas obras de arte todos as vigiamos incansavelmente! Rs...

11/7/09 11:44  

Postar um comentário

<< Home