Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens.
Amigos, família, planos, projetos, música.
Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

23.3.10

Já estou arrepiando!

Não sou fã de futebol, nem conheço os jogadores. Falo que sou palmerense porque meu pai é — mas não sei nem quando tem jogo!

Mas às vésperas de mais uma Copa do Mundo, não tem jeito: o ufanismo, o sentimento de união, a empolgação toma conta da gente. Como se fosse uma coisa de outro mundo, a gente se sente orgulhoso, animado, empolgado mesmo com a possibilidade de ser mais uma vez campeão — e se tornar hexacampeão!

A festa que se faz, todo mundo junto torcendo. Muito pensamento positivo — o que só pode fazer bem pra todo mundo.

A dança que os africanos criaram pra propagar a festa que vai ser, só vem de encontro a tudo isso. E sério: fiquei arrepiada ao assistir ao vídeo aí debaixo. Tomara que você sinta a mesma coisa:

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21.3.10

Consciência

Eu ando convivendo com muita gente diferente uma da outra. Eu ando lendo bastante Reader´s Digest. Eu ando aprendendo a ter cada vez mais gentileza em meu coração. Eu ando me preocupando com o lixo que produzimos.

Porque em resposta, eu tenho sorrisos, simples gestos de carinho, muito aprendizado, respeito e bem estar.

Acredito sinceramente que para o mundo ser diferente, somos nós que temos que assumir o compromisso de sermos mais educados, mais pacientes, mais conscientes. Assim, pequenas coisas fazem a grande diferença na convivência, no trânsito, no sistema.

Eu trabalho com cervejas e o consumo delas faz com que produzamos muito lixo reciclável: garrafas de vidro. A gente tenta reutilizar, a gente vende para ferro velho e assim, tento pensar que faço uma pequena parte do que é possível para melhorar o planeta.

Veja o vídeo abaixo. Você vai se animar a tentar fazer algo melhor, conhecendo a realidade consumista dos norte-americanos:



Gentileza, com as pessoas e com o meio ambiente, gera gentileza. E lembre-se: rezar e agradecer é sempre importante! ;)

Ah! Tudo isso é exemplo da minha mãe, seguido à risca.

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20.5.09

Você tem estilo?

Se sim, pode ser fotografado por Scott Schuman, criador do blog The Sartorialist, especializado em buscar anônimos estilosos mundo afora.

O norte americano está em São Paulo, contratado para fazer a campanha do primeiro aniversário do Shopping Cidade Jardim e irá registrar os frequentadores passeando nos corredores e jardins do centro de compras nos dias 20 e 21 desse mês.

Em seu blog, Schuman reúne fotos que flagram pessoas anônimas que o cativam pelo visual e originalidade de suas roupas em ruas de diversas grandes cidades do mundo.


Obs.: O melhor de tudo do blog é a homenagem que ele fez ao pai, que faleceu no mês passado. As fotos antigas dele são lindas. Veja direto
aqui!


(A foto acima, foi tirada em um café, em Paris!)

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Pra guardar

No meu blog tem muitas coisas que eu quero guardar: textos que eu gosto, sites que me interessam, fotos queridas.

Neste post, esse é o caso: quero guardar os links de bons blogs de viagem que a Revista Viagem e Turismo publicou na sua última edição. Olha só que delícia:

* A Janela Laranja
Quem faz: Marcio Nel Cimatti
Destinos: Holanda, Grécia, Itália, Bélgica, Espanha e Escandinávia

* A Turista Acidental
Quem faz: Emília Fernandes
Destinos: Grécia, Buenos Aires e Costa Rica, entre outros destinos

* Conexão Paris
Quem faz: Maria Lina
Destino: Paris

* Idas e Vindas
Quem faz: Carla Portilho
Destinos: Nova York, Buenos Aires e Peru

* Viaje na Viagem
Quem faz: Ricardo Freire
Vários destinos no Brasil e no exterior

* Viajar Bem e Barato
Quem faz: Rachel Verano
Vários destinos

Ultimamente esse é o único jeito que eu tenho pra viajar...

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8.10.08

Ah, se fosse lá em casa!

Erro faz vinho sair pelas torneiras em cidade italiana

Valquíria Rey
De Roma para a BBC Brasil

Moradores da cidade italiana de Marino, na região central do país, foram surpreendidos com o que parecia ser um milagre: das torneiras de suas casas começou a jorrar vinho branco, em vez de água.

O inusitado incidente ocorreu no último domingo, durante a abertura da 84ª edição da Festa da Uva de Marino - a mais famosa festividade do estilo no país.

Tradicionalmente, para marcar o início da Festa, milhares de moradores fazem uma contagem regressiva ao redor da Fonte dei Quattro Mori, no centro da cidade, para ver a 'transformação da água em vinho', quando a fonte passa a jorrar, ao invés de água, uma boa qualidade de vinho branco.

Todos os anos, a Fonte é abastecida com barris de três mil litros de vinho para garantir o sucesso das celebrações. No entanto, os responsáveis pelo abastecimento das fontes de água espalhadas pelas ruas da cidade giraram a alavanca errada no momento da abertura da Festa e, em vez de enviarem vinho para a Fonte, mandaram a bebida para casas da cidade.

'Milagre' — Algumas donas de casa de Marino
que possui cerca de 40 mil habitantes estranharam o odor familiar que saía das torneiras e foram as primeiras a notar que não se tratava de água.

Uma moradora estranhou o cheiro quando limpava o chão de sua casa. Mas não reclamou, porque considerou o odor agradável. O mesmo ocorreu em outros condomínios. Muitos acreditaram se tratar de um milagre da Virgem do Rosário, a padroeira da Festa da Uva mais famosa da Itália.

Sem saber o que se passava nas casas, milhares de moradores, que aguardavam ansiosos a abertura das festividades com copos de plástico nas mãos, se decepcionaram ao ver jorrar da Fonte nada mais do que água. As autoridades avisaram que o problema seria solucionado o mais rápido possível e, depois de dez minutos, o vinho começou a jorrar da Fonte normalmente.

Segundo o prefeito de Marino, Adriano Palozzi, ainda não se sabe a quantidade exata de vinho que foi desperdiçada. De acordo com ele, o incidente ocorreu devido a uma falha humana, que deve ser minimizada. "Foi um erro técnico não previsto, que acabou se transformando numa coisa simpática para as pessoas", disse o prefeito à BBC Brasil.

"É uma coisa que pode acontecer, porque o trabalho é todo feito manualmente", afirmou. "Resolvemos tudo em poucos instantes sem ocasionar qualquer problema para quem estava na festa e para quem ficou em casa naquele momento", disse Palozzi.

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8.9.08

Jóias roubadas

Mike and Maaike é uma parceria entre dois designers que fazem pesquisas em design experimental, idéias progressivas e soluções inesperadas para móveis e meio-ambientes.

A proposta das jóias roubadas foi a seguinte: eles buscaram na Internet as jóias mais famosas do mundo. Encontrando as imagens, super dimensionaram, estourando os pixels, resultando nessas fotos que você vê aqui. Os colares que criaram com essas imagens são de couro.

Legal, né!? No site deles tem mais arte ainda!

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Shit happens

Just be prepared.

Olha que gracinha: uma agência de design de Berlin criou a sacolinha para as pessoas que levam seus dogs para passear e fazer suas necessidades.


O slogan é esse: Shit happens. Just be prepared.
Tem vários modelos de sacolinhas, todas simpáticas e com um cachorrinho desenhado.

No site, eles ainda ensinam como usar essa facilidade:


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5.9.08

Música fácil

Músicas, vídeos, audiolivros e toques de celular sendo comprados diretamente de uma máquina — a FunStation. A novidade chega na próxima semana à Fnac da Av. Paulista de São Paulo e planeja ser uma alternativa ao uso do computador no quesito compra de conteúdo. Será um totem com tela sensível ao toque. Por meio dele, o interessado adquire material por valores entre R$ 0,50 e R$ 3,50.

Um mês após o lançamento, está prevista uma plataforma web que servirá como forte canal de venda para artistas. As músicas poderão ser comercializadas sem intermédio de gravadoras. O legal é a proposta de a máquina também ter conteúdo gratuito, a ser patrocinado pelas próprias gravadoras em nome de divulgação da marca.

A estação foi idealizada por Bruno e Armando Périco Neto em conjunto com estudantes italianos e alemães e desenvolvida na Faculdade de Tecnologia de Lugano, na Suíça.

Veja aqui, como vai ser.

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Rebola...

Um estudo feito por pesquisadores da Escócia e da Bélgica indica que pode ser possível saber o histórico de orgasmos de uma mulher através da forma que ela anda.

A pesquisa, publicada na revista Journal of Sexual Medicine, indica que especialistas em sexualidade podem fazer a análise desses orgasmos apenas ao ver as mulheres andando.

De acordo com o blog Scientificblogging.com, a pesquisa analisou 16 estudantes universitárias belgas, que preencheram um questionário sobre sua vida sexual e foram filmadas à distância andando em locais públicos.

Quatro especialistas, que não tinham visto o questionário, assistiram aos filmes. No final, eles conseguiram deduzir o orgasmo das mulheres apenas ao ver as imagens, com 80% de acerto. O estudo também indica que a soma de passos largos e rotação da vértebra facilitava o orgasmo das mulheres.

Entre as explicações para o fenômeno estão características anatômicas, a confiança que mulheres demonstram ao andar ou a saúde mental delas.

Portanto, ligue o botão "tô me achando" e ande rebolando, com o nariz em pé! Isso vai te ajudar na hora do vamos ver! Sem contar que chama a atenção de qualquer um ser uma pessoa que transmite confiança! ;)

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22.8.08

Inteligente

É bom quando as pessoas nos tratam como pessoas que pensam, não é!? Odeio quando desprezam nossa capacidade de discernimento e inteligência.

Por isso, considero ano eleitoral um porre. Assisitir ao horário eleitoral chega a ser hilário — quando não, uma ofensa. Muita gente despreparada tenta se eleger (e muitos conseguem). Não vou dar desconto nenhum pra eles: falar errado, cantar, fazer micagens, prometer o impossível, tudo pra chamar a atenção, é me chamar de burra — como a todos os outros eleitores. Isso me irrita bastante.

Nesse mar de "faltas de consideração" à sua inteligência, o TSE surpreendeu: fez uma campanha inteligentíssima e simples — fácil de entender por qualquer pessoa, com qualquer nível de educação.

A agência W/Brasil, do premiadíssimo Washington Olivetto, foi quem fez a campanha. Mas, como eles na verdade tem como política interna a proposta de não se envolver com a política nacional, fizeram o trabalho como uma doação ao TSE, como um movimento voluntário. São seis filmes de 1 minuto que mostram o quanto você pode perder em 4 anos, se fizer uma escolha errada, nesse caso fazendo uma analogia à hora de votar.

Todos os comentários que venho ouvindo de quem já assistiu a algum dos comerciais são positivos. O TSE conseguiu o que queria: mexer com o eleitor! E deixá-lo um pouco mais confortável para não se sentir ignorante quando vê algo de qualidade. A W/Brasil, como sempre, mandou muito bem! Isso ainda vai dar premiação em Cannes! ;)

Veja um dos comerciais, o ''Sapateado". Tem ainda "Cometa", "Carro", "Abelhas", "Emoções" e "Círculos". Se não viu na TV, procure no YouTube — vale a pena assistir.


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9.8.08

Sempre polêmica

Monge tibetano rezando com soldado chinês? É claro que isso tem que ser campanha da Benetton!


No dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, a marca veiculou em algumas publicações internacionais importantes como Le Monde, Corriere della Sera e Internation Herald Tribune, a imagem acima, com a palavra "Vítimas" ao fundo.

Segundo a Benetton, seu objetivo é chamar a atenção e encorajar uma reflexão mais ampla sobre uma convivência pacífica. "Vítimas" é também o título da nova edição da Revista Color, publicação trimestral customizada da Benneton que sempre destaca um tema, naturalmente, polêmico.

Nesta edição, ela veicula trinta fotos do terremoto que devastou a região de Sichuan, juntamente com trinta orações dos monges tibetanos, que oferecem às vítimas suas palavras de fé e de esperança.

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23.7.08

Lei Seca no Brasil

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8.7.08

Como se nada fosse


A partir desta quarta-feira, 9, será possível escutar na íntegra o novo CD de Carla Bruni através de seu site oficial. O lançamento do disco está marcado para a próxima sexta, mas poderá ser ouvido na internet até 21 de julho.

Será que ela vai cantar em francês (tomara!) ou em inglês? De qualquer forma, vai ser uma delícia ouvi-la cantar — como sempre!

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16.6.08

100 anos de Japão no Brasil: agricultura, tecnologia, manias e tradições

No 100º ano da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil, o país respira a milenar cultura nipônica.

No dia 28 de abril de 1908 começava uma jornada repleta de expectativas, sonhos e sem data de retorno. Dois meses de viagem parecia uma eternidade para famílias inteiras que deixaram o Japão, a bordo do vapor Kasato Maru, que aportaria em Santos no dia 18 de junho. Passados 100 anos é indiscutível a importância desse povo no desenvolvimento do nosso país. Das lavanderias às técnicas de agricultura, os japoneses se fizeram notar e hoje marcam presença até mesmo nas tradicionais churrascarias, onde encontramos buffets de sushis e sashimis.

É pensando nesse forte laço que unem brasileiros e japoneses que a Editora Contexto brinda o leitor, com muito chá verde e saquê, lançando o livro Os japoneses, escrito pela sansei Célia Sakurai, doutora em Ciência Política e uma grande especialista em imigração japonesa.

Histórias medievais, folclores, tradições, verdades e mentiras, guerras, modernização e superpotência mundial. Com a Primeira Grande Guerra, depois a Segunda, o pós-guerra e a ocupação, começa o início da recuperação econômica e assim nasce o Japão contemporâneo. Novamente rico financeiramente, transforma suas indústrias, investe em tecnologia e cria a prática de diminuir tudo e compactar o máximo das coisas. Junto com os carros modernos e arrojados o mundo recebeu o Pokémom, a Hello Kitty e o Speed Racer. Os mais velhos vão se lembrar do National Kid e do Ultraman.

No capítulo ‘Japoneses no mundo’, Célia conta desde a chegada deles nos Estados Unidos até aportarem em terras brasileiras. “Dentre os destinos de imigrantes, o Brasil é o principal e o último”, de 1908 a 1979 o país recebeu mais de 250 mil japoneses, se tornando assim a maior colônia fora do Japão, explica a autora.

Em Os japoneses ela fala das manias e dos conhecidos estereótipos: andar em grupos, tirar muitas fotografias, ser um povo calmo e do reconhecido respeito aos mais velhos, entre outras coisas. Descreve a importância dos xoguns e samurais, que existiram e foram fundamentais na construção dessa nação.

Sayonara!

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2.6.08

Os 10 filmes mais românticos de todos os tempos

Clientes de videolocadora elegeram títulos inesquecíveis no mês em que se comemora o Dia dos Namorados.

O romantismo nas telas já foi mostrado de diversas formas, retratou muitas épocas, registrou cenas antológicas, e por conta disso, é difícil apontar quais são os melhores filmes. Para tentar descobrir as preferências do brasileiro em relação a este gênero da sétima arte, neste mês dos namorados, a rede de videolocadoras 100% Vídeo realizou com a clientela uma pesquisa para selecionar os 10 filmes mais românticos de todos os tempos.

A enquete foi feita com cerca de sete mil clientes associados. Os filmes escolhidos foram:

1 - Titanic, 1997;
2 - E O Ventou Levou, 1939;
3 - Um Amor Para Recordar, 2002;
4 - Uma Linda Mulher, 1990;
5 - Antes Que Termine o Dia, 2004;
6 - Casablanca, 1942;
7 - Cidade dos Anjos, 1998;
8 - O Diário de Uma Paixão, 2004;
9 - Ghost - Do Outro Lado da Vida, 1990;
10 - Moulin Rouge, 2001.

"A lista reflete informações interessantes. Temos os dois mais famosos romances clássicos (E O Vento Levou e Casablanca), os dois romances ícones das mulheres que estão na faixa dos 30 e 40 anos (Ghost e Uma Linda Mulher) e três romances trágicos e atuais, que conquistaram o coração da geração mais jovem (Um Amor Para Recordar, Antes Que Termine O Dia e O Diário de Uma Paixão). Para finalizar temos Moulin Rouge, que é o musical romântico mais popular desde Dirty Dancing - Ritmo Quente — este último quase entrou na lista, e o grandioso Titanic, com a história romântica de maior bilheteria de todos os tempos", analisa o consultor de cinema da 100% Vídeo, Reginaldo Zaglia.

Com o romantismo presente na vida de todos de forma muito intensa, difícil é apontar um filme que não contenha uma história de amor. A identificação é imediata, principalmente quando se trata do sexo feminino. Mas, será que o gênero romance é mesmo coisa apenas de mulher? Reginaldo Zaglia esclarece esta questão. "A comédia-romântica, surgida em 1989 com Harry & Sally - Feitos Um Para o Outro, foi feita para levar o casal de namorados aos cinemas. E eles invadem o cinema, já faz parte da cultura do "namorar". Mas, com exceção de casais recém formados, o namorado prefere uma ação, comédia, ficção ou policial. Já a namorada, procura um romance ou um drama", analisa o profissional. Há 22 anos no mercado, a 100% Vídeo atualmente possui 88 lojas em funcionamento e presentes em 14 estados.

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30.5.08

Marketing é isso

(Está rodando pelos emails da galera. Adorei a sacada!)

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28.5.08

Office in the farm

Office in the farm

Como sou uma pessoa que — há meses — vem lidando com obras, tenho sempre pesquisado sobre o assunto. Já disse que agora sei o que é conduíte corrugado? E que também sei diferenciar canos de 1 polegada e de 3/4 de longe?

Enfim... Tem coisa que a gente aprende na marra, tem coisa que a gente descobre com prazer. A segunda fase de obras é para o nosso novo escritório. Nem acredito que não vou trabalhar mais dentro de casa! E aí, como o negócio é sempre trabalho, fico imaginando quando estiver pronto e estiver com a minha cara.


Essa é só uma "introdução" para você entender o porquê do texto abaixo. Ele é interessante e está completamente dentro do meu contexto atual. Agora, estou namorando móveis para escritório! ;)


Móveis certos permitem até 30% mais em produtividade em escritórios

As empresas brasileiras que mantêm escritórios com mobiliário obsoleto ou inadequado, do ponto de vista do design, da ergonomia e da usabilidade, podem estar perdendo dinheiro.

O arquiteto e designer Ronaldo Duschenes, presidente da Flexiv, empresa especializada em móveis corporativos, avalia que um mobiliário de escritórios adequadamente projetado, com os conceitos contemporâneos de design, de ergonomia — que permite o trabalho em condições corretas e saudáveis —, e da usabilidade, que propicia facilidade na adequação do mobiliário às características individuais de cada funcionário, proporciona uma produtividade entre 20% e 30% superior ao dos espaços inadequados.

Pesquisa realizada pela consultoria norte-americana Gensler em 2007, com 2.013 funcionários de diversos escalões de oito setores importantes da economia dos Estados Unidos, revelou que as empresas daquele país perdem US$ 330 bilhões anuais em produtividade por causa de escritórios mal planejados. “Numa economia aquecida, como a brasileira atualmente, diferenciam-se as empresas que conseguem atrair e manter os melhores talentos. E escritórios adequadamente projetados e mobiliados, com os conceitos contemporâneos de design, ergonomia e usabilidade, iluminação e paisagismo, por exemplo, sem dúvida oferecem melhor qualidade de vida aos seus usuários, além de exibir uma imagem positiva da empresa”, alerta Duschenes.

Ele diz que, com a mudança radical sofrida nos escritórios com a implantação da informática, o mobiliário precisa, ainda mais do que antes, oferecer condições ergonômicas para seus usuários, para ajudar a evitar doenças profissionais, como a LER (lesão do esforço repetitivo), problemas na coluna e nas costas, entre diversos outros. “A máquina de escrever não criava dor (como a LER) porque o próprio peso, gerado pelo movimento de sobe e desce dos braços para datilografar, auxiliava os dedos a baterem nas teclas. Hoje, nos computadores, esse movimento não existe mais. No teclado, o que se mexe são apenas os dedos e esta tensão diária acaba causando lesões”, exemplifica.

Algumas recomendações do designer para evitar problemas laborais:
:: Tampo maior das mesas para acomodar o teclado a fim de que os cotovelos fiquem apoiados na mesa, amenizando o esforço para digitar. O tampo da mesa deve ter altura regulada — não deve ficar muito alto porque comprime os ombros, nem muito baixo, porque assim a coluna tende a inclinar. No mercado já existem mesas com a regulagem elétrica de altura.

:: O ajuste das cadeiras também é fundamental. A usabilidade (possibilidade de adaptar às características físicas do usuário) deve ser boa. Sentado, o profissional deve ter as pernas em ângulo de 90 graus, com as plantas dos pés apoiadas no piso.


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6.5.08

Azul

Lembra que a JetBlue fez uma campanha para escolher o nome de sua companhia no Brasi? Falei sobre isso aqui.

Então! Escolheram. O nome da nova companhia aérea do Brasil é AZUL. Veja aqui.

Sinceramente? Não gostei.
Principalmente porque não foi o nome que eu sugeri! :P

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23.4.08

Serviço de utilidade pública

Pra quem não sabe, é bom saber:


Agora em São Paulo é assim: 30% do ICMS recolhido pelo estabelecimento comercial será devolvido ao consumidor. Isso vai reduzir a carga tributária individual dos cidadãos. O Governo do Estado de São Paulo instituiu a lei que criou o Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal e implantou o projeto da Nota Fiscal Paulista desde 1° de outubro 2007.
O projeto da Nota Fiscal Paulista devolve dinheiro para os consumidores. Ele é um incentivo para que os cidadãos que adquirem mercadorias exijam do estabelecimento comercial o documento fiscal. Os consumidores identificados pelo CPF ou CNPJ no momento da compra vão receber créditos e ainda vão se habilitar a concorrer a prêmios. O objetivo é incentivar nos cidadãos o hábito de exigir a nota ou o cupom fiscal.

1. Em cada compra, o consumidor informa seu CPF/CNPJ e solicita sua Nota Fiscal/Cupom Fiscal ou Nota Fiscal on-line.
2. O vendedor registra o CPF/CNPJ do comprador. Ele emite o Cupom Fiscal, a Nota Fiscal tradicional ou gera, no site, a Nota on-line.

3. Após o recolhimento do ICMS pelo estabelecimento, a Secretaria da Fazenda creditará ao consumidor a parcela do imposto a que ele tem direito, proporcional ao valor da compra.
4. O crédito poderá, dentro de cinco anos, ser utilizado para reduzir o valor do débito do IPVA, transferido para a conta corrente, poupança, creditado em cartão de crédito, transferido para outra pessoa ou devolvido em prêmios.

A gente paga tanto imposto... Essa é uma maneira de recuperar um pouquinho, né? E ainda fazer com que todos paguem seus impostos. (Quem sabe arrecadando mais, o governo não diminui um pouco a carga? E eu acredito em Papai Noel também.)

Além desse presente que é a Nota Fiscal Paulista, também ganhei outro há pouco tempo, bem no estilo "presente de grego": 128,3% de ICMS de substituição deve ser pago pelo nosso produto. E esse imposto é válido só para o Estado de São Paulo. Tá vendo de onde virá o desconto do cidadão? De mais impostos que as empresas estão pagando e que não são divulgados.

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18.4.08

No Dia do Trabalho, muito samba pra todo mundo

No dia 1º de maio, todos os trabalhadores merecem um pouco de descanso e diversão. E seguindo este lema, a Comunidade Samba da Vela decidiu antecipar a festa de todos os trabalhadores para o dia 28 de abril. A partir das 20h30, a Casa de Cultura de Santo Amaro e seus fundadores irão receber os amantes do samba para uma noite de muita música e alegria.

Toda semana, mais de 300 pessoas acompanham as rodas de samba sob a chama de uma vela acesa — branca, rosa ou azul, que são as cores da Comunidade — e o samba só termina quando a vela se apaga, por volta das 23h. No início, o samba não tinha hora para acabar, o que atrapalhava a rotina de trabalho do dia seguinte, assim, decidiu-se pelo uso da vela, que funciona como um despertador (apontando o início e o fim do culto ao samba).

Tema comum nas músicas da Comunidade, as canções destacam a vida dura do trabalhador brasileiro. Para muitos, o samba atua como uma válvula de escape para os problemas do dia a dia. Dentre as canções que abordam o tema trabalho, estão “Novo Amanhecer” (Maurílio de Oliveira/ Magnu de Sousa) e “Cesteiro Seresteiro” (Samuel Queiroz/Marquinho Dikuã), ambas estão no caderno de músicas deste mês (a cada dois meses é lançado um caderno com as melhores canções escolhidas pela comunidade), que traz em sua capa o grupo paulista, Quinteto em Branco e Preto.

Tudo acontece com muito respeito. Durante as rodas não se pode comer, nem beber, nem fumar. Crianças de todas as idades freqüentam a Casa e, de acordo com os fundadores, quem vai ao Samba da Vela, vai por amor ao verdadeiro samba de raiz. No final, uma deliciosa sopa preparada pelo cozinheiro Oliveira é servida a todos. Do lado de fora, é claro!

Desde 2000, a Comunidade realiza toda segunda-feira, a partir das 20h30, uma roda de samba na Casa de Cultura de Santo Amaro. Fundada por Maurílio de Oliveira, Magnu Sousá, Chapinha e Paqüera, a idéia é dar oportunidade a novos compositores, para que eles possam ter um lugar onde mostrar suas músicas ao público.

Serviço
DIA DO TRABALHO NO SAMBA DA VELA
Casa de Cultura de Santo Amaro
LOCAL| Praça Francisco Ferreira Lopes, 434 - São Paulo - SP
HORÁRIO| A partir das 20h30.
DATA| 28/04

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28.3.08

Você escolhe

Começou ontem uma campanha muito legal: a nova companhia aérea brasileira, lançada por David Neeleman, fundador da norte-americana JetBlue, terá seu nome escolhido por votação aberta, até o dia 14 de abril, no site intitulado Você escolhe.

As pessoas também serão convidadas a fornecerem parâmetros para o produto, como o tipo de serviço de bordo, os destinos que devem ser oferecidos. A interação vai render prêmios: a primeira pessoa que tiver sugerido o nome escolhido, vai ganhar um passe vitalício para voar de graça pela companhia.
Para Neeleman, é mais fácil seguir as sugestões dos consumidores do que impor um produto pré-concebido, além da estratégia ser uma importante ferramenta de relacionamento com os clientes.

Depois de muita discussão sobre um cidadão norte-americano não poder ter uma empresa no Brasil, tudo foi resolvido facilmente. Neeleman nasceu em São Paulo, quando seu pai, Gary Neeleman, jornalista e repórter da agência de notícias Associated Press (AP), trabalhava no Brasil. Portanto, o que parecia ser um trunfo para as outras empresas não deixarem o homem com uma das companhias aéreas com vôos mais baratos do mundo trabalhar no Brasil, esvaiu-se no ar.

A proposta é atender cidades que não têm vôos locais. O empresário disse que tem muito mais interesse nos 150 milhões de brasileiros que andam de ônibus para viajar atualmente, do que nos 50 milhões de passageiros que hoje utilizam os vôos nas pontes aéreas São Paulo-Rio de Janeiro-Brasília.

Com uma visão para "negócios aéreos" absurda, Neeleman foi quem criou o E-ticket, por exemplo. Quando acessar o site, não deixe de ler em "Nossa Empresa", o perfil do empresário. É um exemplo de dinamismo.

A companhia deve começar a operar no começo de 2009 e recebeu um investimento de US$ 150 milhões entre investidores privados no Brasil e EUA. Eles já estão começando a seleção para contratação de profissionais também!

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Semana em cartaz

Durante muito tempo, muros, editais, paredes, postes e muitos outros lugares abrigaram cartazes que, independente do conteúdo, difundiam pensamentos, idéias, manifestos, protestos e muitos outros sentimentos e opiniões. No Brasil, em especial na época da ditadura, os cartazes tiveram um papel importantíssimo para a conscientização das pessoas e troca de informações.

Hoje, o país encontra-se em uma nova fase política e econômica. Com a liberdade de expressão, opiniões, protestos e as mais diversas manifestações não precisam ser necessariamente expostas em colagens. O que antes era uma forma de expressão passou a representar uma grande poluição, tanto visual quanto ecológica e os cartazes procuram encontrar um novo espaço.

O blog Semana em Cartaz é uma iniciativa dos designers curitibanos Zé Henrique Rodrigues, do estúdio Brainbox Design Estratégico, e Marcos Minini, da Master Promo
. É uma exposição virtual de trabalhos de profissionais que se utilizam do design gráfico como forma de expressão. Fotografias e ilustrações, cores e títulos, recortes e colagens, tudo com formato de cartaz. Uma forma democrática, rápida e ecológica de expressão.

Diariamente, o blog mostra as principais interpretações de fatos relevantes do cotidiano — economia, política, cultura, sociedade
—, como é o caso do cartaz ao lado, de Ericson Straub, que questiona o comportamento das pessoas no supermercado. São discussões bem legais a partir das imagens trabalhadas. O blog é aberto para quem gosta de ver e fazer cartazes.

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22.3.08

Chove, chuva...

Hoje é Dia Internacional da Água e as campanhas de conscientização para o uso racional da água aumentam. O ano de 2008 foi ainda escolhido pela ONU como o ano internacional do saneamento.

Ótima oportunidade para mudarmos a forma de pensar a questão da água no Brasil: o brasileiro gasta, em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde. A organização recomenda o consumo diário de 40 litros diários por pessoa, enquanto no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa, em média.

Segundo Paulo Costa, consultor e especialista em projetos de Uso Racional da Água, há alternativas que permitiriam reduzir o consumo de água já, sem necessidade de novos investimentos. “Programas racionalizadores do uso da água foram empregados com sucesso por cidades como Nova York e Austin, nos EUA, e Cidade do México”, relata. De acordo com o consultor da H2C, a Prefeitura de Nova York implementou um programa de incentivo à substituição de equipamentos gastadores de água — bacias sanitárias, especialmente — por outros, racionalizadores. O programa foi implementado com investimento de 240 milhões de dólares no incentivo à troca de bacias e válvulas sanitária, permitindo a economia de 288 milhões de litros por dia. Os consumidores passaram a economizar até 35% na sua conta de água mensal. A mesma atitude deveria ser seguida pelos governos estaduais e federal brasileiros, que poderiam adotar medidas racionalizadoras em escolas, hospitais e prédios públicos.

Distribuição da água — Das águas da Terra, apenas 2,5% são doces e, destas, mais de dois terços não estão disponíveis para consumo humano. O Brasil detém cerca de 12% da água doce disponível no mundo, mas mais da metade (54%) desse total localiza-se na Amazônia e na bacia do rio Tocantins, onde está a menor população por quilômetro quadrado do país.

As metrópoles dos Estados do Sul/Sudeste e Nordeste brasileiros são obrigadas a buscar água em mananciais cada vez mais distantes, devido à poluição das águas por dejetos humanos e industriais e ao assoreamento de rios, lagos e represas, a um custo que aumenta exponencialmente e com danos ao meio ambiente. Cada nova represa e reservatório de água provoca desmatamento e assim, contribui para diminuir o ciclo das chuvas e a quantidade de água doce disponível nessas regiões.

O Brasil é um dos países com o maior índice de chuvas no mundo. Mas este recurso ainda não é bem compreendido por todos. Ao contrário do que acontece no campo, onde a chuva é sinônimo de prosperidade e colheita farta, nas cidades — onde vivem cerca de 81% da população — os dias de chuva são associados a trânsito lento, enchentes e outros incômodos que associam o mau-humor aos dias nublados.

O engenheiro Paulo Schaefer, diretor comercial do AcquaSave, acredita que aos poucos o brasileiro está entendendo que a água que cai nos telhados deve ser mais bem aproveitada antes de sumir pelos ralos. “Há cinco anos, falar em aproveitamento de água de chuva no Brasil era coisa só para ecologistas; hoje é uma realidade, e as pessoas já constroem pensando neste uso. O desperdício habitual precisa dar lugar ao uso inteligente da água”, afirma.

Alguns Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná estão adotando ou já implantaram a lei de retenção da água de chuva como medida para amenizar os impactos causados pela impermeabilização do solo urbana, que impede que a chuva se infiltre no solo ou evapore como antigamente. As águas captadas podem ser utilizadas na higienização de bacias sanitárias, limpeza de pisos, lavagem de carros e outras atividades que não exigem água potável. Segundo estatísticas, essas ações representam cerca de 50% do consumo das águas nas cidades.

“O armazenamento de água de chuva é uma forma muito eficaz de retenção, pois o que não for aproveitado é liberado para infiltração no solo, reabastecendo o lençol freático. O funcionamento é, em escala menor, o de um ‘piscinão’, impedindo que a enxurrada chegue imediatamente nas ruas e no sistema de drenagem, que não comporta o volume excessivo. O aproveitamento e o manejo correto da água de chuva e a instalação de telhados verdes são passos importantes para compensar os efeitos da impermeabilização crescente nas cidades”, afirma Jack Sickermann, especialista em aproveitamento de água de chuva. Dessa forma a água de chuva guardada, infiltrada e evaporada não corre pelas ruas, não carrega lixo nem poluentes, evitando doenças e amenizando os impactos sobre as cidades. Não é por outra razão que existem diversos Projetos de Lei propondo a instalação deste mecanismo em todas as novas construções em todo o país.

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Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

19.3.08

Vai dar samba!

Divulgando porque AMEI a arte:

A Fábrica de Criatividade — espaço cultural dedicado à democratização da arte e da cultura no Capão Redondo, em São Paulo
receberá o grupo Samba Dá Cultura, para uma Roda de Samba animadíssima na praia do espaço (leia-se terraço), hoje.

O grupo Samba Dá Cultura é formado por amigos da região, que se reuniam em casa de amigos descompromissadamente, até que propuseram entre si usar a arte como um instrumento forte para transmitir valores como união e solidariedade. Hoje, uma vez por mês o grupo se apresenta na Casa de Cultura de M’Boi Mirim, também zona sul de São Paulo.

O repertório a ser seguido conta com compositores de tradição dentro do samba como Cartola, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Luís Carlos da Vila, Nei Lopes, Zeca Pagodinho e Fundo de Quintal.

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Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

11.3.08

Consciência


Eu, como uma pessoa que vive a realidade orgânica (isso não significa a neurose natureba mas sim, a consciência de que podemos colaborar para que o mundo dure um pouquinho mais), soube do movimento que acontece no dia 29 e vou participar.

Faça parte! Não custa nada! Na verdade, você vai economizar...


Cidades apagam as luzes para alertar sobre mudanças do clima

Desligue as luzes por uma hora e ajude a chamar a atenção do mundo para as mudanças climáticas.

No dia 29 de março, quem se importa com o planeta vai desligar as luzes por uma hora, das 20h às 21h. A iniciativa chama-se Earth Hour e é uma idéia do WWF-Austrália, que já realiza este movimento desde o ano passado.

O objetivo da ação é aumentar a consciência sobre mudanças climáticas e demonstrar como indivíduos, trabalhando juntos, podem fazer a diferença na luta contra este tema global. Oficialmente, a Rede WWF está apoiando o Earth Hour em mais de 20 cidades e cinco países da Rede.

Quem quiser assinar o compromisso de apagar as luzes em nome do combate às mudanças climáticas, pode clicar no link http://www.earthhour.org/sign-up.

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Seal: uma outra era minha

Quando soube que o Seal viria ao Brasil, logo veio à minha cabeça a época em que respondíamos aqueles questinários que todo mundo tinha no colégio.

Era um caderno com cerca de 40 questões, cada uma numa folha, que você passava aos amigos e paquerinhas pra responder. "Qual o seu nome completo? Tem apelido? Quem são seus melhores amigos?" E assim por diante, até chegar à parte de perguntas do tipo: "De quem você gosta? Deixe um recado pra mim." (Se for o meu paquerinha, por favor, por favor, diga que gosta de mim!) Aquelas coisas...

Enfim, e no meio dessas questões, tinha "Qual é a banda de música que você mais gosta? Que tipo de música você ouve? Qual é a sua música preferida?" Na minha época de 13 anos, o sucesso nas respostas era INXS, Roxette como bandas e a música Crazy, do Seal.

Com 13 anos, o que você faz? Segue a onda e depois corre atrás do prejuízo: respondia essas mesmas coisas e depois, saía pesquisando pra descobrir quem era esse povo. Infelizmente, minha adolescência não teve muita música brasileira comercial e eu não fui muito ligada às modinhas. Mas eu conheci o Seal e gostei! Ouço bastante
até hoje e minha fissura agora é a MPB.

Pra relembrar uma outra fase da minha vida, até iria ao show... Veja quando e onde teremos Seal no Brasil e saiba mais sobre ele (santa Internet, que facilitou o trabalho da moçadinha, pra ficar por dentro da onda!):


Seal chega ao Brasil em março para turnê em quatro capitais

O aclamado cantor britânico faz apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre

Filho de um nigeriano com uma brasileira, o cantor britânico esteve pela última vez no país em 1992 para participar da terceira edição do célebre festival musical Hollywood Rock.

Destaque nas paradas internacionais, Seal tem repertório predominantemente de músicas da
nçantes e baladas românticas. Além de conquistar o público em várias partes do mundo, o intérprete tem ganhado reconhecimento da crítica. Recentemente, ele foi indicado ao Grammy 2008 na categoria de melhor performance vocal masculina com a canção Amazing. A canção está no seu mais recente álbum System, considerado o mais “dançante” de sua carreira. Em 1996, o artista ganhou três prêmios Grammy nas categorias melhor disco, canção e cantor com a música romântica Kiss From A Rose — música tema do filme Batman Forever.

O cantor começou a carreira se apresentando em bares e clubes londrinos, mas só ganhou reconhecimento no cenário mundial em 1990. Entre suas canções mais conhecidas está Crazy, solo do pri
meiro álbum auto-intitulado Seal, que garantiu ao artista grande projeção internacional e o colocou nas principais paradas da música mundial.

Seal tem 45 anos e é casado com a badalada modelo alemã Heidi Klum com quem tem dois filhos. O casa
l figura entre os mais badalados do momento.

Agenda de shows
:: São Paulo: dias 26 e 27 de março, às 21h30, no HSBC Brasil
:: Rio de Janeiro: 29 de março, às 22h, no HSBC Arena
:: Curitiba: 1 de abril, às 21h, no Teatro Positivo
:: Porto Alegre: 3 de abril, às 21h, no Pepsi On Stage

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9.3.08

Ah, a minha mania de português...

Como sempre, interessada na nossa língua portuguesa e com mania de escrever e falar corretamente, já fui muitas vezes taxada de chata e também já analisei e julguei muita gente por emails mal escritos escritos que recebi.

A crase SEMPRE será o meu xodó e uma das coisas que me faz ficar mais nervosa com essa língua difícil de falar: as pessoas sempre erram o seu uso.

Portanto, vou adquirir o livro que é citado abaixo. É bom sempre estar por dentro, né!? Mesmo porquê, há algumas modificações na língua que entraram em vigor no começo do ano que eu ainda não estou muito por dentro...


Escrever melhor: guia para passar os textos a limpo

Pontos, vírgulas, verbos, pronomes, crases e as constantes dúvidas que a língua portuguesa nos traz estão neste lançamento da Editora Contexto. Ele é uma importante ferramenta para deixar o seu texto bem editado.

A pergunta que não quer calar estudantes, jornalistas, advogados, executivos e outros profissionais: É possível transformar um texto comum numa escrita sedutora, gostosa de ler? Segundo as jornalistas Dad Squarisi e Arlete Salvador, é possível sim. Mas elas alertam que “escrever exige 10% de inspiração e 90% de transpiração”. Para elas, escrever é trabalho árduo. Textos são cortados, aumentados, transformados, virados pelo avesso, amassados, condensados. “O texto só brilha depois de muito apanhar”, explicam as autoras do guia para passar os textos a limpo.

Dad e Arlete apontam os defeitos mais comuns e indicam como escapar das armadilhas da língua portuguesa. Muitos profissionais que usam a escrita no dia-a-dia lêem, relêem e reescrevem dissertações, reportagens, teses, petições e documentos. Essas mensagens precisam chegar às mãos dos chefes, colegas e clientes com correção, clareza e objetividade.

Como fazer isso? Sem problemas! Dad e Arlete dão um tiro de misericórdia nos problemas da escrita e mostram o caminho das pedras para que o leitor dê um pontapé inicial para produzir um excelente texto. “Ah, essas são expressões que caíram na boca do povo e se vulgarizaram”, comentam arrepiadas sobre clichês, como esses sublinhados na frase anterior. Essas e outras expressões estão no capítulo “Palavra perfeita”, no qual as autoras também apontam redundâncias e jargões corporativos.

O livro é um guia prático, apresentado como um roteiro de elementos lógicos, estilísticos e gramaticais. Ele ensina como passar a limpo, o momento de cortar, ajustar, mudar, adaptar, transformar, socar e chacoalhar o texto. O livro divide-se em três partes.

Na primeira delas, o leitor encontrará os problemas mais comuns e as suas soluções. Entre os recursos de edição estão desde a substituição de locuções por apenas um termo até a organização dos parágrafos. A segunda parte destaca a pontuação, importante ferramenta para tornar a frase objetiva e clara. Uma das dicas é deixá-la mais curta com o uso de pontos. Verbos e pronomes, dois temas cheios de manhas, também recebem especial atenção.

Por fim, vêm as tais “ciladas da língua” capazes de nocautear até renomados autores. Dad e Arlete explicam o caso da crase, por exemplo, “que não foi feita pra humilhar ninguém, mas responde por mil trapalhadas”. Ao final são sugeridos modelos editados segundo as técnicas apresentadas nos capítulos do livro.

Dad Squarisi é editora de Opinião do Correio Braziliense e professora de edição de textos do Centro Universitário de Brasília. Formada em Letras pela Universidade de Brasília, tem especialização em Lingüística e mestrado em Teoria da Literatura. Consultora do Senado Federal, redigiu discursos e textos legislativos. É autora de Dicas da Dad, Mais dicas da Dad e A arte de escrever bem (com Arlete Salvador), todos pela Contexto.

Arlete Salvador é jornalista e analista de política brasileira do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo. Trabalhou em alguns dos mais prestigiosos órgãos de imprensa do país, como a revista Veja e os jornais O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense. É autora do livro A arte de escrever bem (com Dad Squarisi), publicado pela Contexto.

Serviço
Livro: Escrever melhor
De Dad Squarisi e Arlete Salvador
Preço: R$ 29,90

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Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

27.2.08

HI-LÁ-RIO!!!

Eu não gosto mas, assisto.
Sem explicações porque são todas clichês.

Mas agora, acho que o BBB8 vai ficar mais divertido, depois que eu, navegando à toa por aí, descobri este blog: Big Bosta Brasil.

Pra entender os comentários, tem que assistir.
Por isso, vou continuar o grande esforço.

Mesmo dormindo no sofá em pleno dia de eliminação, acho que o que eu vejo dá pra ficar por dentro do assunto e dar umas risadas depois.

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17.2.08

O máximo!

Não preciso nem me prolongar muito pra falar sobre o filme Tropa de Elite.
Todo mundo já viu, todo mundo tem sua opinião a respeito e a maioria — como eu —, adorou!


E todo mundo gostou porque é bem filmado (ao estilo vídeo clip, que faz a gente nem respirar direito, com medo de perder alguma coisa), porque é realista (haja palavrão...) e porque desmistifica um pouco essa história de todo policial ser bandido também. Porque isso, a gente já sabe — o que faltava saber era que alguns ainda salvam dentro dessa máfia.

O filme é ótimo, Wagner Moura é excelente e
ganhar o Urso de Ouro em Berlim foi mais do que merecido. Muito legal!

O máximo seria o Oscar mas, resolveram escolher outro filme pra concorrer e nem foi para os cinco indicados. Uma pena...

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Utilidade pública

Andei ouvindo por alto sobre o reajuste de multas de trânsito e não sei ao certo o que já está valendo ou não. Mas, depois de ver tantos acidentes feios que vêm acontecendo — como o caso daquelas sete meninas, ou ainda do cara que atropelou o frentista no posto aqui em Ribeirão e tinha seis tubos de lança-perfume no carro —, alguma medida desse tipo talvez melhore a conscientização.

Na verdade, somos tão burros que precisamos sentir no bolso pra começar a prestar atenção em responsabilidades que deveriam ser naturais. É difícil ter educação no trânsito. Não temos leis severas, nem fiscalizações realmente eficientes. Mas acho que o mais importante é ter e dar exemplos: ficar esperando que o governo, que o vizinho, que o carro ao lado faça alguma diferença, enquanto você não faz nada para melhorar a convivência nas ruas, nas estradas, não adianta em nada.

Responsabilidade no trânsito e com o próximo são cruciais. E eu admito: tenho medo de quantas multas vou levar... Ainda mais aumentando desse jeito. Porque é muito fácil a gente falar que ninguém tem responsabilidade mas, na hora de mudar atitudes, o buraco é mais embaixo — e eu acho bom que seja o bolso o medidor dessas mudanças de conceitos.

Você sabe o que vai mudar? Os novos valores das multas, com reajustes de 62% a 70%, serão (ou deverão ser) assim:

:: LEVE (ex.: trafegar pela faixa exclusiva de ônibus)
Valor atual: R$ 53,21
Com reajuste: R$ 86,20 a R$ 90,46

:: MÉDIA (ex.: dirigir falando ao celular, desrespeitar rodízio)
Valor atual: R$ 85,13
Com reajuste: R$ 137,91 a R$ 144,72

:: GRAVE (ex.: não usar cinto de segurança; estacionar em fila dupla)
Valor atual: R$ 127,69
Com reajuste: R$ 206,86 a R$ 217,07

:: GRAVÍSSIMA (ex.: dirigir com habilitação vencida; desrespeitar farol vermelho)
Valor atual: R$ 191,54
Com reajuste: R$ 310,29 a R$ 325,62

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29.1.08

Hoje é Dia do Jornalista

Considero a profissão de jornalista interessantíssima e linda! E foi assim que, depois de ter estudado publicidade, acabei por fazer a faculdade de jornalismo também. Comunicação no seu sentido mais amplo: saber ouvir, saber contar uma história, saber usar as palavras do seu idioma. Ler e escrever com prazer.

Tem gente que tem esse dom desde sempre. Por gostarem de ler, por terem tido uma boa educação tanto na escola quanto em casa, por terem sido incentivados a pensar e ter opinião, tem muito jornalista que não precisa de diploma pra se auto-intitular como tal.

Eu admiro quem tomou essa linha como profissão: saber comunicar é uma coisa que se aprende todos os dias. E mais do que isso: as informações são consideradas importantes ou não por esses formadores de opinião. São eles que acabam decidindo qual será a próxima discussão na mesa de um bar.

Muito poder nas mãos de poucos escolhidos.
Jornalista tem aos montes mas, profissionais mesmo, com ética e tudo que se deve ser para exercer o poder da escolha, são poucos. E é para estes que dou meus parabéns no Dia do Jornalista!

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28.1.08

Novo dicionário no mercado

... E eu A-D-O-R-O!!! (Já virou sonho de consumo)

Editora Larousse lança dicionário enciclopédico ilustrado


O novo dicionário chega este mês às livrarias, com capa desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A obra é uma versão brasileira do famoso Petit Larousse, a publicação mais vendida na França, tendo sua primeira publicação mais de 100 anos, São vendidos cerca de 1 milhão de exemplares por ano e a tradição de ser “ao mesmo tempo o mais completo, o mais documentado e o mais atraente dos dicionários manuais” é mantida.

A obra reúne cerca de 80 mil verbetes que abordam todas as faces do conhecimento, mas com o cuidado de apresentar informações relevantes e úteis, concentrando-se sobre o essencial da língua e da cultura. Trata-se de um modelo de dicionário especial, que é ao mesmo tempo simples, por sua definição, e ambicioso por seus objetivos. Ele integra três elementos que geralmente são encontrados em livros distintos:

1. Um dicionário de língua, com 55 mil verbetes, que explica o significado das palavras com clareza e descreve as realidades que as palavras designam. A língua é mostrada como é escrita e falada hoje, com a norma culta e as gírias, os regionalismos, os usos técnicos e profissionais. E ainda: origem das palavras, dificuldades gramaticais ou de pronúncia, exemplos de uso, locuções, novas palavras que surgem na atualidade e se estabelecem na língua comum.

2. Um dicionário de nomes próprios, com 25 mil verbetes, que considera as realidades do mundo, como sua história, geografia, artistas, pensadores, entre outros, dos quais mais de 8 mil dedicados exclusivamente ao Brasil, com lugares, pessoas e instituições que formam a base de nossa cultura.

3. Junto ao texto, um acervo com mais de 2.500 imagens coloridas renova totalmente o conceito de dicionário. O valor informativo das centenas de quadros, desenhos, mapas, fotografias, esquemas e ilustrações facilita a compreensão dos verbetes. Há também mais de 300 mapas detalhados de todos os pontos do planeta.

Entre a parte dos nomes comuns, colocadas no começo da obra, e os nomes próprios, apresentados no fim do livro, estão as conhecidas páginas intermediárias — como no Petit Larousse francês — com um texto que descreve a vida e a obra de Oscar Niemeyer. Além disso, o dicionário é acompanhado de uma versão em CD-rom.

A edição do Dicionário Enciclopédico Ilustrado Larousse foi um trabalho que demandou três anos de investimentos, entre estudos preliminares e a conclusão do trabalho editorial. Só o processo editorial consumiu dois anos de dedicação, envolvendo uma equipe de mais de 50 pessoas, entre consultores especializados de diversas áreas, redatores, revisores, designers, lexicógrafos, cartógrafos.

Como o objetivo era produzir uma versão brasileira do Petit Larousse, era fundamental que a obra fosse feita no Brasil e não na França. Essa responsabilidade foi confiada ao Instituto Houaiss, que tem reconhecido know-how na edição de dicionários.

Atualmente, o Petit Larousse é publicado em francês, espanhol, italiano, grego e polonês e suas edições são atualizadas anualmente.

Serviço
Dicionário Enciclopédico Ilustrado Larousse
Editora Larousse do Brasil
Autor: Equipe Larousse
Formato: 15 X 23,5 cm
Nº de páginas: 1856
Preço: R$ 99,00

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Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

9.1.08

Historinha mal contada

Estou achando essa história do roubo das obras de arte do Masp beeeeem suspeita. Vou explicar: não é de hoje, nem do mês passado mas, há quase um ano, que venho ouvindo e lendo a respeito das dificuldades que o museu vem passando. Dívidas acumuladas, pouca visitação, nenhuma ajuda do governo, ínfimas divulgações, mostras mal elaboradas. Vi gente fazendo campanha para revigorar o tal museu (que eu adoro), discussões acaloradas sobre estatizá-lo, críticas duras a seus curadores anteriores. Enfim... Muita discussão e pouca ação.

Aí, no mês passado acontece todo esse furdúncio e o furto de duas obras de arte importantes do acervo do museu, que não tinha nenhum tipo de sistema de segurança, que não tinha nem mesmo funcionários na hora do roubo. O Retrato de Suzanne Bloch, de Picasso e O Lavrador de Café (acima), de Portinari, foram levados facilmente. Uma vergonha e muita mídia.

E você sabe bem como a nossa polícia é eficaz, como nossos investigadores demonstram resultados rápidos e não perderm uma pista. E agora, menos de um mês depois de terem sido roubados — 19 dias, pra ser exata
—, os quadros são encontrados sem nenhum arranhão, depois de pedidos de resgate, é claro.

Não sei não... Tire suas próprias conclusões, leia a historinha aqui e depois me diga se não foi muito oportuno todo esse blá-blá-blá sobre o roubo. Pra mim, aí tem "jeitinho brasileiro" de chamar a atenção pra um outro problema do museu: a falta de dinheiro e a necessidade de ajuda externa.

Se eu fosse consultora financeira, daria a solução: venda uma ou duas obras de arte, pague as contas e se refaça. Não estou sendo radical — o negócio é ser prático. Antes "perder" alguns quadros do que todos.

Mais do que nunca, o ditado "A ocasião faz o ladrão" faz muito sentido...

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1.12.07

Ai, ai...

Diana Krall no parque Villa-Lobos

A pianista e cantora Diana Krall, considerada uma das mais importantes referências do jazz moderno, vai realizar um show gratuito neste domingo no parque Villa-Lobos, em São Paulo, a partir das 10 horas da manhã. A canadense é a principal atração do Telefônica Open Jazz, sendo que a Banda Mantiqueira e a Traditional Jazz Band farão a abertura do evento.
A iniciativa pretende popularizar o jazz, gênero musical pouco difundido entre os brasileiros. A idéia é proporcionar entretenimento diferenciado e de qualidade, com entrada gratuita.

Serviço
Data: 02.12, a partir das 10h
Local: Parque Villa-Lobos, em São Paulo (entrada franca) - Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001

Abertura do parque: 7h
:: Recomenda-se levar lanche, água e protetor solar;
:: É proibido o consumo de bebida alcoólica dentro do parque;
:: Estacionamento: Bolsões de estacionamento do parque e ruas ao redor onde o estacionamento é liberado.

Como eu — e grande parte dos mortais que gostam desta mocinha
não estarei em São Paulo amanhã para vê-la, vou só deixar um sonzinho show de bola da mulher que é um arraso no piano e na voz do jazz, para o nosso fim-de-semana!

Se tiver a oportunidade, vá! Não podemos esquecer que o Parque Villa Lobos em si já vale o passeio! Ouvindo jazz então... ;)


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8.11.07

Exposição “Reclames - a evolução da propaganda no Brasil” em Santos

A evolução da propaganda é um verdadeiro retorno ao passado. Desde o início da civilização, dos “almanaques”, passando pelos carros de som, rádio e TV, até a atualidade com os projetos multimídia e internet. A exposição “Reclames – a evolução da propaganda no Brasil” tem o objetivo de retratar essa trajetória a partir do século XIX com um olhar tropical, ou seja, com o talento e criatividade das diferentes produções publicitárias no país. (Ao lado, arte de 1905.)

A exposição está disposta em 22 painéis com reprodução de textos, ilustrações, imagens, fotografias, vídeos que marcaram época — muitos deles inéditos ao público em geral —, jingles e produtos, resgatando a história, objetivos, transformações e evolução da propaganda no Brasil em seus diversos meios de comunicação.

Depois de passar pela cidade de São Paulo, a exposição aportou em Santos e está aberta ao público, com entrada franca, até o dia 17 de novembro, no Museu da Imagem e do Som, na Rua Pinheiro Machado, 48.


Um pouco da evolução — No século XIX a história da propaganda começa a ser trilhada a partir de mudanças sociais, envolvendo economia, cultura e tecnologia. Apesar de outras formas de propaganda como cartazes, painéis pintados e folhetos avulsos, o jornal impresso se torna o grande meio para anunciar compra e venda de utensílios e propriedades, ofertas de serviços, realização de eventos oficiais. Não havia pagamento aos veículos por sua divulgação.

Com o passar dos anos, a prática de anunciar cresce muito, e o que era gratuito torna-se fonte de renda para os veículos. Surge assim um novo nicho explorado pelos jornais invertendo a lógica comercial jornalística, até então vigente, que tinha no assinante a garantia de negócio. Depois aparecem as revistas e a linguagem da propaganda começa a ganhar grandes contribuições artísticas de diferentes áreas aliadas aos avanços tecnológicos, firmando a propaganda brasileira e culminando com a abertura das primeiras agências de publicidade em São Paulo. ( Ao lado arte de 1921.)

O rádio se tornou grande aliado da propaganda por sua crescente popularização no Brasil, que a partir de 1931, quando o governo federal passou a conceder à iniciativa privada a exploração do sinal, as agências passam não só a confeccionar jingles e publicidades como também produzem os programas que são patrocinados por grandes empresas, como o Repórter Esso. Os principais anunciantes são lojas de departamentos, restaurantes, lanchonetes, xaropes, remédios e produtos alimentícios. O mercado publicitário cresce e os profissionais da área sentem a necessidade de se organizarem e para tanto surge a Associação Brasileira de Propaganda (ABA), o Conselho Nacional de Imprensa (CNI) em 1949, e posteriormente a Associação Brasileira de Agência de Propaganda (ABAP).
Nos anos 50, o sonho da sociedade de consumo, na qual todos têm acesso, mesmo que na teoria, a novas tecnologias, se instaura nacionalmente, ganhando força em 1956 com Juscelino Kubitschek com o slogan “50 anos em 5”. Um automóvel, uma geladeira, um fogão, uma máquina de lavar, tudo ao alcance, bastando apenas parcelar em suaves prestações. E é neste panorama que surge a televisão, que traz grandes mudanças e possibilidades ao mercado publicitário.

Mais uma vez, a exemplo do rádio, a publicidade conduz os anos iniciais da televisão no Brasil. À medida que o país cresce, o setor de propaganda e de publicidade também cresce e conse-
qüentemente a TV. As “garotas propagandas”, dos programas e comerciais ao vivo, ganham fama e prestígio e as mais importantes foram Idalina de Oliveira, Meire Nogueira, Wilma Chandler, Odete Lara, Maria Rosa e Neide Alexandre.
(Ao lado arte de 1920.)

No século XX a propaganda e a publicidade se consolidaram dos reclames de outrora. O talento e criatividade marcam os passos dos novos agentes do setor neste milênio, que impõe novos desafios e ao mesmo tempo inúmeras possibilidades de expansão de um setor consolidado. Nestes tempos digitais, o ambiente é propício às cabeças criativas dos “vendedores brasileiros de sonhos dourados” que têm hoje no ciberespaço a possibilidade de transpor limites jamais imaginados pelos que iniciaram a caminhada.

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