Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


13.6.08

Um doce fim-de-semana

Eu adoro doce!

O petit gateau � bolinho de chocolate que chegou h� apenas 12 anos no Brasil, popularizou-se rapidamente por aqui e j� � sucesso em todos os restaurantes da terra tupiniquim.

Existem v�rias hist�rias sobre o surgimento da iguaria. Alguns dizem que ele teria nascido por acidente ap�s um aprendiz de chef de cozinha ter aquecido demais o forno. Outros afirmam que a sobremesa originou-se ap�s um cozinheiro franc�s ter errado a quantidade de farinha na receita do bolo. Por�m, independente da forma, pode-se dizer que o equ�voco transformou-se em um delicioso acerto.
O petit gateau � um delicioso bolinho de chocolate de casca crocante e recheio cremoso.

Nas minhas antigas e deliciosas aulas de franc�s, tivemos dias excelentes de curso. Um deles foi quando o Emir, meu colega de sala, resolveu nos presentear com seu petit gateau merveilleux. � claro que copiei a receita, n�!? Para o fim de semana, fica a doce sugestão:


Petit Gateau do Emir

Ingredientes:
- 250 g de chocolate amargo em barra
- 250 g de manteiga sem sal
- 5 gemas de ovos
- 5 ovos inteiros
- 165 g de a��car
- 100 g de farinha de trigo
- A��car de confeiteiro para polvilhar
- Manteiga para untar

Acompanhamento
4 bolas de sorvete de creme

Decoração
� arabescos feitos com chocolate derretido, sobre o sorvete
� folhas de hortel�

Modo de fazer:
Derreta o chocolate em banho-maria e reserve. Em uma tigela, misture as gemas, os ovos inteiros, o a��car e depois junte a farinha de trigo. Unte na manteiga 4 pequenas formas antiaderentes (forminhas de empadinha!) e reserve-as em lugar fresco. Misture o chocolate derretido ao composto de gemas na tigela e mexa bem até formar uma massa homog�nea. Distribua a massa nas formas e asse em forno aquecido na temperatura de 170 graus durante 5 minutos, aproximadamente. Disforme aos poucos e polvilhe o a��car de confeiteiro por cima. Acompanhe com sorvete e decore com arabescos feitos com chocolate e com folhas de hortel�.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home