Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


2.1.09

Hist�rias reproduzidas � e criadas � em terras tupiniquins

�Indicar no corpo das tradições, contos, cantigas, costumes e linguagem do atual povo brasileiro, formado do concurso de três ra�as, que, h� quatro sóculos se relacionam; indicar o que pertence a cada um dos fatores, quando muitos fen�menos j� se acham baralhados, confundidos, amalgamados; quando a assimilação de uns por outros � completa aqui e incompleta ali, não � coisa tão insignificante, como � primeira vista pode parecer.�

� isso que o livro Contos Populares do Brasil, com uma seleção de contos de sólvio Romero quer nos mostrar: como em regi�es diferentes do Brasil, os mesmos contos são contados de formas diferentes, mas, sempre com o mesmo sentido. Ou muitas vezes sem sentido nenhum, sendo somente uma hist�ria para divertir crian�as.

Depois de ter lido o livro Contos de Fadas dos Irmãos Grimm, � f�cil reconhecer a semelhan�a entre os contos; mesmo aqueles que não vieram da Europa, trazidos pelos portugueses, aqueles contados pelos ind�genas ou mesmo pelos africanos (que não tiveram contato com a cultura europ�ia também). Percebe-se que � um senso comum contar as hist�rias para as crian�as � para passar ensinamentos ou somente divertir.

São pequenas hist�rias, que você pode ler a qualquer hora, sem ordem cronol�gica ou grandes necessidades de entendimento. Um bom estudo de como come�amos nossa cultura e de como nos assemelhamos � cultura de qualquer ser humano. Tendo vindo ele de qualquer lugar. � muito bom reconhecer como a miscigenação no Brasil funciona sem preconceitos.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home