Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


19.5.08

Uma tarde no Mercadão de SP


Mercadão, 75 anos com São Paulo

O Mercado Municipal Paulistano, o Mercado da Cantareira, o Mercado do Parque Dom Pedro ou simplesmente "MERCADão", como � popularmente conhecido, comemora seus 75 anos. São 75 anos dedicados � cidade de São Paulo, que faz aniversário no mesmo dia 25 de janeiro.

Mesmo antes de se transformar no grande mercado central, sua vocação e sua identidade paulista e paulistana j� se revelava. Em 32, quando eclodiu a Revolução Constitucionalista, o pr�dio destinado a abrigar barracas de verduras, frutas, peixes, cereais, especiarias, carnes e todo tipo de alimentos, abrigou durante um perãodo os jovens revolucion�rios que aguardavam ali, no imponente pr�dio idealizado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o momento certo de embarcarem nos trens que partiam de São Paulo para os campos de batalha.

Como se v�, a agitação do Mercadão comeãou cedo. Falando em come�ar cedo, � bom lembrar que este pedaão importante da cidade �, como diz a música, "São Paulo que amanhece trabalhando". Durante toda a noite, madrugada adentro, caminh�es, carregadores, permission�rios (� assim que são chamados os comerciantes que possuem boxes ou bancas), feirantes, atacadistas, donos de restaurantes, realizaram a proeza de fazer chegar do campo até o consumidor final, a alegria de dispor em sua mesa de um abacaxi ("docinho, freguesa" - na voz do feirante), de uma caixinha de morangos vermelhos prontos para receber a companhia do creme chantilly; o peixe assado ou frito com o molho de camarão, tudo muito fresco; o pernil assado aos poucos, com espiadas no forno de quando em quando para reg�-lo com seu preparado secreto. Tudo isso e o bacalhau... � o bacalhau de todos n�s. P�scoa, Natal, Dia das mães, dos Pais - sempre � dia.

Tal como na vida de cada um de n�s, na vida do Mercadão, nestes 75 anos, os dias nem sempre foram de flores e tampouco o �Sol de brigadeiro�. O pr�dio do Mercadão sofreu, desde sempre, com as chuvas. A região onde est� situado era por onde o rio Tamanduatei passava � um rio que antes, cheio de curvas, espraiava suas �guas ali. não � � toa que, bem pr�ximo ao Mercadão, exista a Ladeira Porto Geral, antigo porto por onde desembarcavam as mercadorias vindas de toda parte e por onde hoje, na Estação do Metr�, desembarcam milhares de pessoas vindas de toda parte �vidas por compras nas lojas da rua 25 de Marão e cercanias, região antes habitada e povoada pela col�nia �rabe.

Por conta das enchentes, do uso cont�nuo, da ação de v�ndalos e do abandono pelo poder p�blico, o Mercadão de tempos em tempos exigia uma reforma para seguir em frente com seu destino. Na �ltima, realizada em 2003, o Mercadão, além das reformas estruturais necessórias, ganhou uma cara nova, aumentou de tamanho e de freguesia, com a chegada dos turistas.

A reforma trouxe � cena os vitrais do grande mestre, Conrado Sorgenicht Filho, que em 1926 iniciou uma sórie de visitas a fazendas no interior de São Paulo para registrar em seu acervo fotogr�fico, e depois nos vitrais, a hist�ria econ�mica de nosso Estado, mostrando o ciclo da lavoura cafeeira com toda sua pujan�a e brilho. Recuperados os vitrais, as lumin�rias, suas ruas internas, o �Salão de Eventosó e toda sua �rea constru�da, o velho Mercado viu agregar-se a ele, não sem muita revolta, uma nova �rea constru�da. Um mezanino onde estão instalados diferentes restaurantes tem�ticos que se juntaram ao prazer gastron�mico oferecido pelas lanchonetes e bares (e agora também restaurantes) do piso t�rreo, que durante todos esses anos foram responsóveis pelos famosos sandu�ches de mortadela; past�is, bolinhos de bacalhau e tantas outras del�cias que fazem do Mercadão um ponto gastron�mico imperd�vel para quem vive ou visita São Paulo. até mesmo o escritor M�rio de Andrade se encantava com as frutas e queijos quando, em 1935, dava expediente como diretor do Departamento Municipal de Cultura, instalado no pr�dio anexo ao Mercado.

Com uma cara renovada, com um jeito juvenil, falando alto, se movimentando a todo vapor, o Mercadão �, sem d�vida, um �cone de São Paulo. Aos 75 anos, tendo no seu interior 290 empresas, funcionando sem parar, este centro de abastecimento � campeão de vendas em muitos itens, gra�as � dedicação e empenho de todas as fam�lias que no Mercadão se estabeleceram. Portugueses, italianos, �rabes, japoneses, brasileiros, pioneiros h� 75 anos atrês, quando a cidade dava seus primeiros passos para este lado leste e o trem da Cantareira � cantado por todos n�s atrav�s deste poeta e m�sico maior, Adoniran Barbosa, autor de �Trem das Onze� �, fazia o elo de ligação entre os chacareiros da zona norte, Ja�an�, com o centro, com o Mercadão, juntando partes desta mesma São Paulo.

Mercado Municipal
Rua da Cantareira, 306 � Centro � São Paulo � SP

Fonte: folheto do restaurante SALADA PAULISTANA, localizado na rua J, boxes 26 e 28, do Mercadão de São Paulo.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home