Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


25.5.08

Uma viagem, novos conhecimentos

Cartão de estacionamento

� assim que acontece em Curitiba: para parar na rua, compramos o cartão de �rea azul � como em qualquer cidade do Brasil. Mas eu ainda não tinha visto cart�es iguais a esse.

você tem que raspar a data e o hor�rio. Diferente dos cart�es do Estado de São Paulo (pelo menos onde eu conheão), nos quais você tem que riscar as informações. O que muitas vezes faz com que seja possível a fraude, como riscar as informações a l�pis ou até mesmo xerocar o papel oficial.


Carne de on�a

Comidinha t�pica da região de Curitiba (não sei se � em todo o Paran�). Pra quem gosta de carne crua (como � o meu caso), � um manjar dos deuses. A carne crua batidinha � servida em cima de uma torrada molhadinha com azeite. Sobre a carne, muita cebola picadinha e por cima dela, cebolinha também picadinha. � divino e � oferecido na maioria dos bares.

Bares descolados aos montes!

Por falar em bares, Curitiba tem pra todos os gostos. E � por isso que sempre queremos voltar pra l�, pra divulgar e oferecer a Cachaça Gabriela e para conhecer as tantas tribos dessa cidade charmosa.

São lugares decorados com coisas antigas, como o bar e restaurante Jacobina; ou ainda com muitas Cachaças na prateleira, sendo um espaão min�sculo e sempre cheio de gente, como o bar Ao Distinto Cavalheiro (que serviu a carne de on�a que est� na foto l� de cima), com muito charme e um atendimento muito atencioso; e o bar O Botequim, que tem sua decoração parecida com uma mercearia, cheio de garrafas antigas e quadros de an�ncios da revista Seleções.







Nas fotos acima, � esquerda, detalhe d'O Botequim: ling�i�a sendo segurada por uma concha; e � direita, a prateleira de Cachaças do Ao Distinto Cavalheiro.

Comida boa, preão justo

Com muitas opções de bares e restaurantes e uma cidade sempre cheia de gente, os almoãos em Curitiba são muito justos. Os curitibanos t�m o costume de comerem "o prato do dia": segunda-feira � sempre esse e esse, ter�a sempre aquele e mais um, quarta também e assim por diante, inclusive aos sóbados.

Talvez por haver bastante concorr�ncia, com tantas opções, seja o motivo de o preão não ser tão alto quanto se poderia imaginar. Com R$ 10,00 você come muito bem (e paga sua bebida � parte), escolhendo pelo que achar que mais lhe agrada entre os poucos (mas suficientes e sempre saud�veis) pratos prontos oferecidos no dia.

Tudo uma del�cia! Os lugares não t�m aquela cara de self-service, comum para aquelas pessoas que t�m que comer e voltar a trabalhar, com hora marcada. Nas fotos ao lado, o restaurante que almo�amos num dos dias de andan�a e não h� do que reclamar: o prato do dia era enorme! E o feijão (preto mas, diferente do que conhecemos em São Paulo) vem � parte. Gente, como comemos bem...

Uma visão europ�ia

Curitiba tem problemas como qualquer cidade do Brasil: muita gente pedindo dinheiro nas esquinas, precaução das pessoas ao andar pelas ruas, espaãos não tão bem conservados, tr�nsito maluco. Isso a TV não mostra. O conceito que se compra da cidade � de que tudo � perfeito.

não � assim. Mas � quase. Porque a cidade � realmente bonita, restaura seus pr�dios antigos e os usa para lojas, bancos, coisas atuais que não deixam a hist�ria destes lugares se desfazer em escombros. Eles j� t�m um estilo "cidade limpa" h� muito mais tempo que São Paulo: fachadas t�m que ser estudadas para não esconder os bonitos pr�dios que a cidade tem.

O tr�nsito � uma loucura, tem muita gente mesmo, pra todo lado mas, os �nibus t�m seu espaão para trafegar e funcionam. A cidade j� teve mais radares (gra�as a Deus, brigas pol�ticas diminu�ram essa minha preocupação) mas, eles não conseguiram educar o curitibano, que p�ra em faixa de pedestre, fecha cruzamento e não respeita muito o motorista do lado � mas acho que isso � uma doen�a mundial.

Tem muitos problemas, tem muitas soluções mas, você olha a cidade e acha linda. As pessoas são bonitas. A cidade � bem cuidada (pelo menos onde o turista v�). E h� momentos, como o dessa foto a� de cima, que eu chego a me sentir na Europa, com todo o clima charmoso dessa cidade muito pr�tica e que sabe quem � e a que veio.

Eu, muito feliz

Adoro viajar (e quem não gosta?), adoro conhecer coisas novas � seja melhorias para a cidade (como o cartão de estacionamento), seja bares bem decorados e com �timo atendimento, seja comidinhas t�picas, boas e com preão plausóvel.

Pra mim, o mundo sempre � um achado se você o enxergar desta forma. Ver coisas bonitas não exige necessariamente que você esteja longe do seu meio, não � preciso estar em outro Estado, outra cidade para isso. Mas sair do meu cotidiano faz com que, eu pelo menos, veja tudo com "olhos de turista": sempre tentando ver o lado bom das coisas e relaxar com o pouco que pode se tornar muito. Enfim... Adoro Curitiba!

Marcadores:

2 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

AMEI!!! Quotable quote total!

"O mundo � sempre um achado se você o enxergar dessa forma" - Gabi.

Sou cada dia mais sua f�!

Beijos,

Tha�sh

30/5/08 10:01  
Blogger Gabriela said...

Assim você me deixa encabulada... ;)
Que bom que você gostou.

Estou com saudades! Quando você vem?

Beijão

30/5/08 12:23  

Postar um comentário

<< Home