Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens.
Amigos, família, planos, projetos, música.
Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

20.5.09

Pra guardar

No meu blog tem muitas coisas que eu quero guardar: textos que eu gosto, sites que me interessam, fotos queridas.

Neste post, esse é o caso: quero guardar os links de bons blogs de viagem que a Revista Viagem e Turismo publicou na sua última edição. Olha só que delícia:

* A Janela Laranja
Quem faz: Marcio Nel Cimatti
Destinos: Holanda, Grécia, Itália, Bélgica, Espanha e Escandinávia

* A Turista Acidental
Quem faz: Emília Fernandes
Destinos: Grécia, Buenos Aires e Costa Rica, entre outros destinos

* Conexão Paris
Quem faz: Maria Lina
Destino: Paris

* Idas e Vindas
Quem faz: Carla Portilho
Destinos: Nova York, Buenos Aires e Peru

* Viaje na Viagem
Quem faz: Ricardo Freire
Vários destinos no Brasil e no exterior

* Viajar Bem e Barato
Quem faz: Rachel Verano
Vários destinos

Ultimamente esse é o único jeito que eu tenho pra viajar...

Marcadores: , ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

6.12.08

Uma casa de praia e férias!!

É época de férias, de organizar viagem, de se divertir. Portanto, nada de sofrer com escolhas mal feitas. Abaixo, dicas da Revista Viagem e Turismo para escolher bem sua “casa de férias”.

Lar, doce lar de aluguel

O que você precisa saber para ter sua casa na praia – mesmo que por poucos dias

Por: Talita Ribeiro

:: Na hora de escolher — Preço não é tudo. "É preciso tomar cuidado com a localização. Existem casas anunciadas por valores atrativos mas que ficam distantes do comércio e da praia. Lugares muito ermos podem ser perigosos", diz Marcele Soares, da imobiliária Pardini, de Ubatuba. Fundamental é ver se o local corresponde a seu perfil - é tranqüilo, ou badalado... — e tem estrutura para garantir uma estada tranqüila.

:: Visite primeiro, alugue depois — É imprescindível conhecer a casa antes de fechar negócio. Independentemente da forma como você chegou a ela — amigos, internet, imobiliária —, é preciso tirar a prova para saber se ela corresponde às imagens e se está bem preservada. "Consultei um site de anúncios e selecionei oito casas", diz o representante comercial Catão Montez Neto. "Fui conferi-las, e nenhuma estava em boas condições." Vale a cautela, mas a decepção não é regra. Em Santos, a repórter Bruna Chiarioni visitou três apartamentos anunciados em sites. Seu veredicto: "Todos estavam impecáveis. Limpos, sem cheiro de mofo e com móveis bem cuidados".

:: Fechando o negócio — Exija sempre um contrato. Apenas comprovantes de depósito não garantem que o combinado será cumprido. É praxe deixar um cheque-caução como garantia contra possíveis estragos no imóvel. Especifique em seu verso a finalidade. Uma parte do pagamento do aluguel, a título de sinal, é normalmente exigida na reserva.

:: Quando chegar à casa — Faça uma lista, junto com o proprietário ou o corretor, de todos os móveis e eletrodomésticos. É uma garantia de que nada será cobrado erroneamente na hora da devolução das chaves. Depois, relaxe - afinal, são suas férias.

:: Se a geladeira quebrar, o chuveiro queimar... — Valéria Cunha, do Procon de São Paulo, é cristalina: "Todos os proprietários devem dar assistência aos locatários". Se esses aparelhos quebram, é o locador que deve consertá-los - ou dar um abatimento no valor do aluguel. Por isso, ela lembra a importância de relacionar os aparelhos no contrato. A situação se complica nos negócios fechados por sites que servem apenas como classificados (e não fazem a intermediação do acordo), já que a responsabilidade é sempre do locador.

Marcadores:

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

12.10.08

Mantras para viagem

Todo mundo já deve saber de tudo isso que está escrito aí embaixo. Numa viagem, a gente aprende na prática o que gosta e o que não gosta e mais: se descobre super maleável e aberto ao novo (sem malícia, nesse caso). Mas eu gostei de ler na revista Viagem e Turismo de setembro e resolvi eleger esse preceitos como bons mantras para uma viagem. Já estamos em outubro — tem bastante gente pensando nas férias do fim do ano, né!? Coisa boa... ;)

Vai viajar? Conselhos para voltar com a alma lavada

1. Cada cabeça uma sentença
Se você gosta de montanha, desembarcar em uma praia só porque todo mundo está indo não vai te fazer feliz. Ir a museus porque isso é sinal de intelectualidade também não. Faça caminhadas e encontre as atrações que interessam realmente a você. O escritor americano Henry Miller, que já publicou livros de viagem disse que é mais enriquecedor ir a Roma e descobrir uma igreja que pouca gente conhece do que se obrigar a visitar a Capela Sistina com milhares de outros turistas. (Nota: mas vale a pena!)

2. Deixe as expectativas em casa
O psicoterapeuta Flavio Gikovate ensina que nossa imaginação sempre erra nessas horas. "Imaginamos tanto um determinado lugar e os passeios que poderemos fazer que, quando estamos lá, existe a possibilidade de nos decepcionarmos com o clima, o taxista mal educado, um resfriado ou quarto de hotel. É bom ter em mente que a realidade sempre será inferior ao que somos capazes de imaginar.

3. Vá em boa companhia
Uma viagem gratificante e inesquecível pode se tornar realidade mais facilmente quando se está na companhia de alguém agradável, com as mesmas afinidades e da qual será possível extrair grande prazer juntos. Se você não tem essa pessoa no momento de fazer as matas, vá sozinho.

4. A vida acontece num bar
Essa dica é de quem já se tornou um cidadão do mundo: Paulo Coelho. Segundo ele, é nos botecos que a vida local se manifesta. Então, encontre um bar agradável, sente-se à mesa, peça uma bebida, relaxe, sinta o ritmo do lugar e acompanhe — com o espírito desarmado — a rotina das pessoas que ali vivem.

5. Viva as diferenças!
Respeite a cultura, a religião e o modo de vida do lugar que você está visitando. Aceite tudo com naturalidade, não faça comparações com seu próprio estilo de vida e esteja aberto a novos conhecimentos e amizades.

Marcadores: ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

15.9.08

Em trânsito

São Paulo >> Curitiba >> Joinville >> Indo para Blumenau hoje! >> Depois, Florianópolis!

Ou seja, a Internet agora ficou mais escassa e o tempo também. Já que tenho que aproveitar TUDO: a estrada, a cidade, o hotel, as pessoas, as cervejas...

Zilhões de coisas pra comentar aqui. Assim que puder, eu posto! ;)
E boa viagem!!!

Marcadores: , ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

12.9.08

A Turma da Mônica cresceu!


Viagem, desde que eu me conheço por gente, inclui comprar gibis quando paramos pra tomar aquele cafézinho no Graal ou Frango Assado. Agora, as coisas mudaram um pouquinho: São Paulo é pertinho e quase nem é mais considerado uma grande viagem por mim, que já cresci.

Mas, quando chego na casa da Joice, onde a gente fica quando vem pra cá, sempre tem umas revistinhas pra gente ler. Se a viagem aumenta, no próximo posto, com certeza, vou comprar alguns — a maior diferença é que agora não posso ler enquanto viajo, já que sou eu que dirijo.

Pois bem... Na Paulista tem zilhões de bancas e eu fico namorando tudo (agora têm livros a R$ 9,90!! Uma tentação!) mas, continua sendo na Internet que fico sabendo das novidades: olha só que delícia! Maurício de Souza lançou a Turma da Mônica Jovem!

Eles foram desenhados no estilo mangá, os quadrinhos são em preto e branco para manter o estilo e, depois de ler na própria Internet a primeira edição, preciso ir às bancas comprar a segunda! Saiba aqui o que mudou e não mudou em cada personagem.

Marcadores: ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

7.9.08

"Eu tô voltando pra casa..."

Que no meu caso, é a estrada! ;)

Gabi está indo dar umas voltas por aí — D E L Í C I A!!!!
Mas com certeza darei notícias!


Bom domingo e boa semana!

FUI!

Marcadores:

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

29.6.08

Uma série sobre a viagem a Ouro Preto

No caminho. Entre BH e Ouro Preto.

Depois de visitarmos Belo Horizonte entre sexta-feira e sábado do começo do mês, como eu já contei aqui, aproveitamos para conhecer Ouro Preto no domingo.

Zilhões de fotos divididas por temas, como você pode ver abaixo, mostram o pouco que vimos num único dia, no centro da cidade. Uma reciclagem visual deliciosa.

Sem contar o friozinho e o romance no ar... (Quando as ladeiras não nos deixavam sem fôlego, era a beleza do dia que fazia tudo valer a pena!)

A gente vai voltar para fazer todo o trajeto da Estrada Real, né, Ju!? ;)

Divirta-se com o que a gente viu! Porque não dá pra contar sobre as músicas maravilhosas e bem escolhidas que ouvíamos vindo das casas do centro da cidade. E nem dá pra dizer o quanto a comida apimentada desses mineiros é boa e muito menos dizer como é delicioso conhecer um lugar charmoso como Ouro Preto (quase perdoei os mineiros de BH pelo mau-humor.)
.

(Clique no marcador "Pra Viagem" aí debaixo e veja todas as fotos da viagem!)

Marcadores: , ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

Romance em Ouro Preto

Note como o domingo estava lindo para passear e namorar na cidade histórica mineira.
Visitamos igrejas, o museu sobre Aleijadinho e bebemos da beleza da cidade.









As montanhas ao redor da cidade e nós.








Uma lua convidativa e ruas de pedra-sabão escorregadias e perigosas.










A pousada que ficamos (um doce!) e lampiões no muro da igreja.
Um pôr-do-sol inspirador!

Marcadores: ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

Alguns olhares de Marcelo em Ouro Preto

Imagens feitas pelo meu fotógrafo preferido!


Marcadores: ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

Placas em Ouro Preto

Para manter as fachadas das casas no original, usa-se muito placas charmosas para indicar o que há nas casas. Lojas, muitas joalherias (com cada coisa linda... E claro, tudo com pedras preciosas da região) e muitas repúblicas — famosas principalmente na época do carnaval. Por sinal, há uma grande discussão sobre esses aluguéis que os estudantes fazem de suas "casas" para turistas nessa época.

Dá pra se divertir com a criatividade para chamar a atenção.




















(clique nas fotos para ampliar)

Marcadores: ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

Um jardim em Ouro Preto

Numa das ruas em que passamos em Ouro Preto, ao lado de uma ponte, deparamos com esse jardim delicioso.

A pizzaria que tem sua sacada para ele, parece ter saído diretamente da Grécia para o Brasil, tocando uma música lounge deliciosa.

O jardim estava sendo muito bem aproveitado, como você pode ver no detalhe da última foto em que o leitor do jornal lia as notícias descalço e muito relaxado.

Isso que é um passeio cultural pelas ruas de Ouro Preto: música ambiente em qualquer lugar e de qualidade, observando gente comum que sabe aproveitar seus momentos de ócio.

Bucólico.

Marcadores: ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

Janelas e casinhas de Ouro Preto

Marcadores:

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

19.6.08

Eu sou do mundo, de bom humor

Na foto, eu de costas, na entrada do parque de exposições.

Impressionante. Essa é a palavra que vou usar para comentar três fatos marcantes de Belo Horizonte: trânsito maluco e horrível; ladeiras que obrigam qualquer pessoa a ter um 4x4; e o mau-humor dos mineiros da capital.

Tirando esses "detalhes", BH é uma cidade muito bonita, com muitos bares, com muita cultura e interessantíssima. Mas vou voltar ao assunto: o que constatamos é que não há muita educação no trânsito por lá. As pessoas param em cima da faixa de pedestres, fecham cruzamentos, não conseguem fazer fila dupla — São Paulo, Curitiba também têm um trânsito ruim, mas têm fiscalização. Acho que está faltando muito disso em Minas Gerais no geral. Impressionante.

Sobre as ladeiras, não há o que fazer: a cidade cresceu e está tomando as montanhas. É lindo o que se vê lá de cima. Paisagens que misturam o urbano com a natureza. Impressionante.

Agora, o pior mesmo foi ver a má vontade das pessoas em tentarem ser simpáticas. Não esperava que me tratassem como se eu estivesse numa cidade turística, afinal estávamos na capital do Estado (e nem era a passeio) mas, esperava mais cortesia das pessoas para darem informações, pra te darem licença pra passar na calçada. Por sinal, os pedestres também não respeitam o trânsito: com avenidas larguíssimas em BH, seria mais fácil atravessar na faixa mas, muita gente se mete pelo meio dos carros. Um perigo.

Portanto, pra pedir informação, pra comprar uma água, pra atravessar uma rua, pra qualquer coisa que você interaja com pessoas estranhas, considere os mineiros estranhos mesmo. Parecem ser difíceis de contentar e são extremamente secos. E eu que esperava a hospitalidade mineira, acabei por ficar com mais birra (daquele mesmo jeito que os paulistas costumam ter birra de cariocas, sabe!? O que não é o meu caso em relação aos cariocas, que fique bem claro). Impressionante.

Estivemos em Belo Horizonte para visitar uma feira de cachaças (que eu achei muito bairrista) e para divulgar a Cachaça Gabriela pela cidade — situação um pouco difícil porque por lá, você só encontra cachaça mineira mesmo e eles defendem isso. De qualquer forma, pra conhecer e saber como as coisas realmente são, só indo lá pra ver, não é mesmo?

E assim, aproveitamos para passear também e, como já se tornou costume, visitamos o Mercado Central de BH. Enlouqueci! De tão lindo que achei. Até hoje, é o mais bonito que visitei. Você se perde de tão grande que é e suas ruas são circulares, o que o torna ainda mais bem aproveitado. Tirei zilhões de fotos, amei as cores, os cheiros, as coisas típicas. Separei "algumas" pra postar aqui. São "só" 50 fotos nesse slideshow. Veja e concorde comigo: não é uma delícia?


Ah! Devo dizer que as fotos são sempre minhas ou do Marcelo. A convivência nos dá percepções muito parecidas e inclusive conseguimos chegar ao ponto de tirar fotos iguais. Entretanto, muitas vezes não fica claro de quem são as fotos aqui no meu blog. Na dúvida, pense como eu: são nossas. Tanto minhas quanto dele. A gente fotografa junto — sempre.

Marcadores: , ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

25.5.08

Uma viagem, novos conhecimentos

Cartão de estacionamento

É assim que acontece em Curitiba: para parar na rua, compramos o cartão de área azul — como em qualquer cidade do Brasil. Mas eu ainda não tinha visto cartões iguais a esse.

Você tem que raspar a data e o horário. Diferente dos cartões do Estado de São Paulo (pelo menos onde eu conheço), nos quais você tem que riscar as informações. O que muitas vezes faz com que seja possível a fraude, como riscar as informações a lápis ou até mesmo xerocar o papel oficial.


Carne de onça

Comidinha típica da região de Curitiba (não sei se é em todo o Paraná). Pra quem gosta de carne crua (como é o meu caso), é um manjar dos deuses. A carne crua batidinha é servida em cima de uma torrada molhadinha com azeite. Sobre a carne, muita cebola picadinha e por cima dela, cebolinha também picadinha. É divino e é oferecido na maioria dos bares.

Bares descolados aos montes!

Por falar em bares, Curitiba tem pra todos os gostos. E é por isso que sempre queremos voltar pra lá, pra divulgar e oferecer a Cachaça Gabriela e para conhecer as tantas tribos dessa cidade charmosa.

São lugares decorados com coisas antigas, como o bar e restaurante Jacobina; ou ainda com muitas cachaças na prateleira, sendo um espaço minúsculo e sempre cheio de gente, como o bar Ao Distinto Cavalheiro (que serviu a carne de onça que está na foto lá de cima), com muito charme e um atendimento muito atencioso; e o bar O Botequim, que tem sua decoração parecida com uma mercearia, cheio de garrafas antigas e quadros de anúncios da revista Seleções.







Nas fotos acima, à esquerda, detalhe d'O Botequim: lingüiça sendo segurada por uma concha; e à direita, a prateleira de cachaças do Ao Distinto Cavalheiro.

Comida boa, preço justo

Com muitas opções de bares e restaurantes e uma cidade sempre cheia de gente, os almoços em Curitiba são muito justos. Os curitibanos têm o costume de comerem "o prato do dia": segunda-feira é sempre esse e esse, terça sempre aquele e mais um, quarta também e assim por diante, inclusive aos sábados.

Talvez por haver bastante concorrência, com tantas opções, seja o motivo de o preço não ser tão alto quanto se poderia imaginar. Com R$ 10,00 você come muito bem (e paga sua bebida à parte), escolhendo pelo que achar que mais lhe agrada entre os poucos (mas suficientes e sempre saudáveis) pratos prontos oferecidos no dia.

Tudo uma delícia! Os lugares não têm aquela cara de self-service, comum para aquelas pessoas que têm que comer e voltar a trabalhar, com hora marcada. Nas fotos ao lado, o restaurante que almoçamos num dos dias de andança e não há do que reclamar: o prato do dia era enorme! E o feijão (preto mas, diferente do que conhecemos em São Paulo) vem à parte. Gente, como comemos bem...

Uma visão européia

Curitiba tem problemas como qualquer cidade do Brasil: muita gente pedindo dinheiro nas esquinas, precaução das pessoas ao andar pelas ruas, espaços não tão bem conservados, trânsito maluco. Isso a TV não mostra. O conceito que se compra da cidade é de que tudo é perfeito.

Não é assim. Mas é quase. Porque a cidade é realmente bonita, restaura seus prédios antigos e os usa para lojas, bancos, coisas atuais que não deixam a história destes lugares se desfazer em escombros. Eles já têm um estilo "cidade limpa" há muito mais tempo que São Paulo: fachadas têm que ser estudadas para não esconder os bonitos prédios que a cidade tem.

O trânsito é uma loucura, tem muita gente mesmo, pra todo lado mas, os ônibus têm seu espaço para trafegar e funcionam. A cidade já teve mais radares (graças a Deus, brigas políticas diminuíram essa minha preocupação) mas, eles não conseguiram educar o curitibano, que pára em faixa de pedestre, fecha cruzamento e não respeita muito o motorista do lado — mas acho que isso é uma doença mundial.

Tem muitos problemas, tem muitas soluções mas, você olha a cidade e acha linda. As pessoas são bonitas. A cidade é bem cuidada (pelo menos onde o turista vê). E há momentos, como o dessa foto aí de cima, que eu chego a me sentir na Europa, com todo o clima charmoso dessa cidade muito prática e que sabe quem é e a que veio.

Eu, muito feliz

Adoro viajar (e quem não gosta?), adoro conhecer coisas novas — seja melhorias para a cidade (como o cartão de estacionamento), seja bares bem decorados e com ótimo atendimento, seja comidinhas típicas, boas e com preço plausível.

Pra mim, o mundo sempre é um achado se você o enxergar desta forma. Ver coisas bonitas não exige necessariamente que você esteja longe do seu meio, não é preciso estar em outro Estado, outra cidade para isso. Mas sair do meu cotidiano faz com que, eu pelo menos, veja tudo com "olhos de turista": sempre tentando ver o lado bom das coisas e relaxar com o pouco que pode se tornar muito. Enfim... Adoro Curitiba!

Marcadores:

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

16.5.08

Seja um turista razoável

Decálogo do Turista Sustentável

Seja um viajante responsável e ajude a preservar o lugar que você visita.

- VALORIZE a cultura local: trave contato com os moradores e estimule-os a preservar os próprios costumes e a manter a cidade limpa.

- PREFIRA restaurantes de culinária típica e que reciclam o lixo.

- HOSPEDE-SE em pousadas e hotéis que utilizem energia alternativa (como a solar), recliclem o lixo e respeitem ao máximo a natureza e os costumes de onde estão instalados.

- COMPRE o artesanato típico.

- RECOLHA E DEPOSITE seu lixo em lugares apropriados, tomando o cuidado de separar os dejetos recicláveis (latas, plástico, papel e vidro) dos orgânicos (restos de alimento e outros materiais não recicláveis).

- CUIDE da preservação de patrimônios históricos e naturais. Se presenciar atos de vandalismo, denuncie aos órgãos competentes.

- DENUNCIE práticas de turismo sexual.

- RESPEITE os cidadãos nativos, seus hábitos e crenças.

- DEIXE o carro parado.

- ZELE por seu destino de férias. Não só você seguirá desfrutando dele como dará oportunidade para que mais pessoas possam usufruir desse privilégio.


Copiei da revista Viagem e Turismo de março. Tenho consciência de respeitar costumes e os lugares que visito. Mas sempre podemos fazer mais, não é mesmo? Fica aí a sugestão! ;)

(Na foto, Ana e Guilherme
bons turistas e ótimas companhias —, em Águas de São Pedro.)

Marcadores: ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

2.5.08

Brugge - Primeiro Brinde


Brugge - Primeiro Brinde, upload feito originalmente por (...) Blog dos 3 Pontinhos by Marcelo Vesoloski.

Após andar muito do hotel até o centro e pesquisar onde comer, achamos esse restaurante, em frente à praça central, num entardecer bem friozinho. Muito bom! O nosso primeiro brinde com Stellinha.

A cidade mais romântica da Bélgica! Brugges é uma delícia pra namorar, andar de bicicleta, tomar uma boa cerveja e descobrir novos sabores, com um bom olhar. A cidade é pequena e um charme!

Ai, que saudade da Europa... ;)

Ah! Esse post também é para estrear as fotinhas aí no menu ao lado, que te levam diretamente ao álbum de fotos do Flickr.

Marcadores: , ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

19.3.08

Saudade...

Recebi uma ligação de Amsterdam hoje.
Carol — minha amiga "não-linear", graças a Deus —, me fez sentir saudades. Dela, da liberdade e da cidade.

Sempre é bom fazer os planos da próxima visita! ;)

Marcadores: ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

8.2.08

Depois da tempestade...

Vem a bonança!
Na segunda-feira de Carnaval caiu uma tempestade de chuva e de vento. Ficamos sem luz em casa e, sem muito o que fazer, fomos dar uma volta depois do estrago. E realmente, o ditado está certo: fez uma tarde lindaaa!!!

Essa foto foi tirada pelo Baby de dentro do carro. Pra ver a beleza real do céu, só mesmo ao vivo mesmo... Mas aqui, o que vale é a intenção!

Temos que acreditar que depois da tempestade, sempre haverão bons momentos como esse!

Bom final de semana! ;)

Marcadores:

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

26.9.07

Uma semaninha!

O roteiro está mais ou menos certo. Mas nem tudo pode ser planejado: deixamos algumas janelas para deixar os acontecimentos nos levarem...

Não sei quanto vou conseguir escrever no blog, ou postar imagens durante o mês de outubro. Gostaria muito de fazer todas as atualizações conforme os acontecimentos. Mas sei que quando as viagens vêm, eu me entrego. E não me sobra muito tempo, além de curtir tudo que posso e mais um pouco.

Saiba que no dia 3 estamos indo para Amsterdam, ficar na casa da minha amiga/irmã. De lá, no fim de semana, iremos para Munique, na Oktoberfest. Depois, volto para Amsterdam e em mais alguns dias, estamos em Colônia, para trabalhar e também aproveitar as amigas de lá.

Depois da feira em Colônia, não há mais planos: iremos pra onde pudermos ir e onde indicarem. Sei que vamos passar nosso último fim de semana da Europa na Bélgica — mas ainda nem sabemos onde. Pra finalizar, passamos mais alguns dias em Amsterdam e voltamos para o Brasil no dia 1 de novembro.

Acho que essa viagem vai ser inesquecível.
Se eu não contar durante, prometo que conto depois!

Marcadores:

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

13.9.07

Só 20 dias

Faltam só 20 dias pra viagem.
E eu estou completamente... DESESPERADA!

De tanta coisa que temos que fazer, de tanta coisa que tem que ficar em ordem, de tanta coisa ainda a resolver.

E principalmente: de preocupação com a mala pra arrumaaar!

Delícia! Mas é sério: tem muita coisa pra rolar ainda, antes de eu sentar na minha poltroninha do avião em paz!

Pra variar, estou sem muito tempo pra respirar!

Marcadores:

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

5.9.07

Na terrinha

Hoje, às 9h40 — horário local do Porto, Portugal, o que equivale a 5h40 da manhã, aqui no Brasil —, minha irmã desembarcou em Portugal.

Ela está na terrinha! Conhecendo a maneira de se falar "portuguêish" como os portuguesesh, orash poish!

Enfim, como não pude acompanhá-la (e ela já está bem acompanhada com o boyfriend), vou fazer uma viagem à Península Ibérica por aqui mesmo, seguindo os passos do casal por lá e contando um pouco do que eu pesquisar sobre Portugal e Espanha por aqui. (É claro que não vai faltar assunto, já que os países são muito visitados por brasileiros e o que mais tem são roteiros pra quem vai pra lá, né!?)

A foto aí em cima foi tirada na cidade do Porto, na Rua de Pena Ventosa, por José Paulo Andrade. Roubei da página de fotos dele, que vale a pena ser conferida
— são todas lindas!

Agora, um pouquinho de curiosidade:

De tanto chacoalhar
O mais conhecido vinho de Portugal, o Porto, tem uma origem curiosa. Segundo a lenda, padres de um mosteiro passaram a adicionar aguardente vínica ao mosto, para que não chegasse à Inglaterra, principal importador do produto, transformado em vinagre, por conta da turbulenta travessia marítima. Com a adição da aguardente, o processo que transforma os açúcares em álcool pára, e o resultado é o famoso vinho usado tanto como aperitivo como digestivo.


Vamos acompanhar essa viagem!

Marcadores: ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

3.9.07

Exatamente um mês!

Faltam 30 dias contadinhos para a viagem à Europa!

A ansiedade já toma conta de mim: hoje já sonhei que perdemos o vôo...
Já vou começar a organizar a mala!!! E as amostras, e o material impresso, e os copos, e a cachaça...

Tem mais: como disseram que vai cair um avião voltando de algum lugar em outubro, trocamos a passagem de volta: só saio do aeroporto de Amsterdam no dia 01 de novembro agora!

EBA! Ganhamos mais alguns dias de passeio!

Marcadores:

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

25.8.07

Fotos e fatos de Curitiba

Eu sempre tive loucura pra conhecer Curitiba! E a cidade realmente é linda! Veja as fotos. Não é nem metade do que nós conhecemos durante os dias que estivemos lá mas, dá pra ter uma idéia de como é linda e legal a cidade... E eu não conheci nem metade do que queria!

Conclusão: muito trabalho = pouco tempo. Mas, valeu o passeio e os resultados do trabalho!



Tem também outra coisa: o modo todo peculiar do pessoal de Curitiba falar. Além de falarem "cantado" (que eu acho lindo!), têm também palavras próprias. Vamos ao meu minúsculo dicionário:

- piá = menino, guri;
- setra = estilingue;
- chepa = bituca de cigarro;
- fio = linha;

Tinha mais... Mas eu já não lembro! :P

Marcadores: ,

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

22.8.07

Eu recomendo!

No fim-de-semana do Dia dos Pais, acompanhamos nossos amigos para uma viagem de TOTAL relax e comilança.

Fomos para Águas de Lindóia: com um extenso roteiro de turismo rural, famosa por suas águas minerais e estando a somente duas horas de viagem de Ribeirão Preto, fomos preparados para fazer absolutamente NADA. Objetivo alcançado, com certeza e um quê a mais: como no Hotel Majestic, onde ficamos, todas as refeições estavam inclusas, o turismo foi mesmo é gastronômico!

Jogamos cartas, comemos, jiboiamos na piscina aquecida, comemos, fomos até Monte Sião, comemos, passeamos pela pracinha — que lembrou minhas viagens de infância a Poços de Caldas —, comemos, fizemos compras, comemos, bebemos, comemos... E dormimos muito bem, num quarto gigante. E desligamos do mundo durante dois dias inteiros.

Maravilhoso para recarregar as baterias. Relaxar, curtir os amigos e comer muito! Eu recomendo!

Marcadores:

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

25.7.07

Preparativos

A modelo alemã Alexandra Unger posa para fotos apresentando as canecas oficiais da Oktoberfest de 2007, nesta terça-feira, em Munique. A Oktoberfest alemã, a maior festa da cerveja do planeta, deverá atrair centenas de milhares de pessoas à cidade. As comemorações já têm data marcada para começar: o próximo dia 22 de setembro.

Ich gehe nach München, Deutschland, am die letzten Wochenende von Oktoberfest! SUPER!

(Hahahahha! No site oficial da Oktoberfest tem até dicionário pra você saber pedir a Massbier — uma caneca com um litro de chopp —: uma gracinha! Com desenhos bem característicos no layout e joguinhos!)

Marcadores:

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

12.7.07

Cheiro de viagem

Estivemos em São Paulo ontem. Tínhamos um encontro no Hotel Renaissance.

Paramos na Alameda Santos e a reunião seria na sala perto da Alameda Jaú. As ruas são paralelas e o hotel vai de um lado ao outro do quarteirão. Por isso, caminhamos por dentro do hotel. Loja de jóias; american bar com músicos tocando jazz; um teatro. E empresários salpicados por todas as poltronas do hotel, com seus laptops no colo, discutindo negócios, sem perceber a beleza à sua volta.


Arte nas paredes; escadas rolantes — sensíveis à sua presença
para funcionar —; funcionários prestativos, ávidos por um sorriso; gente bem vestida, com seus casacos para o frio de São Paulo.

Mas o melhor de tudo sempre é o cheiro: aquele chão com carpete fofinho e o ar condicionado funcionando a toda, num dia de frio em São Paulo. Inexplicavelmente, esse cheiro característico é de viagem. Começo a sentir o cheiro de viagem.

Hoje, voltando pra casa, paramos num desses Graals que tem pela estrada e, com o frio que fazia, mais uma vez o cheiro bom de viagem. Frio misturado com cheiro de café...

A Europa está se aproximando. Já começo a sentir os cheiros, ver as coisas com outros olhos. Sem contar o que ver e sentir faz a gente lembrar ...

Marcadores: