Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


28.5.08

Office in the farm

Office in the farm

Como sou uma pessoa que � h� meses � vem lidando com obras, tenho sempre pesquisado sobre o assunto. J� disse que agora sei o que � condu�te corrugado? E que também sei diferenciar canos de 1 polegada e de 3/4 de longe?

Enfim... Tem coisa que a gente aprende na marra, tem coisa que a gente descobre com prazer. A segunda fase de obras � para o nosso novo escrit�rio. Nem acredito que não vou trabalhar mais dentro de casa! E a�, como o neg�cio � sempre trabalho, fico imaginando quando estiver pronto e estiver com a minha cara.


Essa � só uma "introdução" para você entender o porqu� do texto abaixo. Ele � interessante e est� completamente dentro do meu contexto atual. Agora, estou namorando m�veis para escrit�rio! ;)


M�veis certos permitem até 30% mais em produtividade em escrit�rios

As empresas brasileiras que mant�m escrit�rios com mobili�rio obsoleto ou inadequado, do ponto de vista do design, da ergonomia e da usabilidade, podem estar perdendo dinheiro.

O arquiteto e designer Ronaldo Duschenes, presidente da Flexiv, empresa especializada em m�veis corporativos, avalia que um mobili�rio de escrit�rios adequadamente projetado, com os conceitos contempor�neos de design, de ergonomia � que permite o trabalho em condições corretas e saud�veis �, e da usabilidade, que propicia facilidade na adequação do mobili�rio �s caracter�sticas individuais de cada funcion�rio, proporciona uma produtividade entre 20% e 30% superior ao dos espaãos inadequados.

Pesquisa realizada pela consultoria norte-americana Gensler em 2007, com 2.013 funcion�rios de diversos escal�es de oito setores importantes da economia dos Estados Unidos, revelou que as empresas daquele pa�s perdem US$ 330 bilh�es anuais em produtividade por causa de escrit�rios mal planejados. �Numa economia aquecida, como a brasileira atualmente, diferenciam-se as empresas que conseguem atrair e manter os melhores talentos. E escrit�rios adequadamente projetados e mobiliados, com os conceitos contempor�neos de design, ergonomia e usabilidade, iluminação e paisagismo, por exemplo, sem d�vida oferecem melhor qualidade de vida aos seus usu�rios, além de exibir uma imagem positiva da empresa�, alerta Duschenes.

Ele diz que, com a mudan�a radical sofrida nos escrit�rios com a implantação da inform�tica, o mobili�rio precisa, ainda mais do que antes, oferecer condições ergon�micas para seus usu�rios, para ajudar a evitar doen�as profissionais, como a LER (lesão do esforão repetitivo), problemas na coluna e nas costas, entre diversos outros. �A m�quina de escrever não criava dor (como a LER) porque o pr�prio peso, gerado pelo movimento de sobe e desce dos braãos para datilografar, auxiliava os dedos a baterem nas teclas. Hoje, nos computadores, esse movimento não existe mais. No teclado, o que se mexe são apenas os dedos e esta tensão di�ria acaba causando lesóesó, exemplifica.

Algumas recomendações do designer para evitar problemas laborais:
:: Tampo maior das mesas para acomodar o teclado a fim de que os cotovelos fiquem apoiados na mesa, amenizando o esforão para digitar. O tampo da mesa deve ter altura regulada � não deve ficar muito alto porque comprime os ombros, nem muito baixo, porque assim a coluna tende a inclinar. No mercado j� existem mesas com a regulagem el�trica de altura.

:: O ajuste das cadeiras também � fundamental. A usabilidade (possibilidade de adaptar �s caracter�sticas f�sicas do usu�rio) deve ser boa. Sentado, o profissional deve ter as pernas em �ngulo de 90 graus, com as plantas dos p�s apoiadas no piso.


Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home