Voltar a Página Principal

Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens. Amigos, família, planos, projetos, música. Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.


2.1.09

Uma declaração de amor aos livros

As Mem�rias do Livro, de Geraldine Brooks, vencedora do Pulitzer de Ficção (por outro livro, que também deve ser muito bom!), � uma del�cia de leitura!

A protagonista, Hanna, � uma estudiosa e reparadora de documentos antigos. � assim que ela se depara com uma Hagad� (como uma b�blica judaica) com uma caracter�stica não muito comum: ela tem imagens para explicar as passagens e os costumes judeus. Datada do sóculo XIV, a obra deveria ter sido queimada na Inquisição posterior ao perãodo. Ou mesmo não deveria ter sido aceita em seu perãodo � quando os iconoclastas destru�am as imagens que representavam Deus e os acontecimentos, alegando que isso era um pecado praticado pelos homens, que tentavam chegar aos p�s do Criador com suas imagens (até hoje a adoração de imagens não � aceita por muitas religi�es, não � mesmo?).

O livro em que est� trabalhando � para uma exposição no museu em Sarajevo � uma cidade que merece a obra, para melhorar a auto-estima de todos, demonstrando que as religi�es �conversavam� entre si na época da Conviv�ncia � tempo em que judeus, mu�ulmanos e �rabes viviam juntos e respeitavam-se.

Neste livro, ela descobre de quando e de onde comeãou a ser, gra�as ao tipo de pergaminho utilizado (uma pele de cordeiro que era de uma certa região e que extinguiu-se h� sóculos); e também encontra outros detalhes que podem ajudar a reconhecer por onde o livro passou para chegar até os tempos atuais: um p�lo branco, uma asa de um inseto; vinho e sangue; sal; onde foi feita sua �ltima encadernação e porqu� lhe faltavam detalhes importantes em sua capa.

� nessa parte que entram as hist�rias paralelas: cada resqu�cio encontrado tem sua hist�ria, mostrando por onde o livro passou e quem o guardou ou salvou: a escravidão de artistas; as cores dif�ceis de serem encontradas, usadas nas pinturas; a expulsão dos judeus; a Primeira e a Segunda Guerra Mundial; a Santa Inquisição. Tudo por causa de uma pequena marca deixada num livro � portanto, mais do que a hist�ria escrita no livro, h� a hist�ria que o rodeia e que o fez chegar até os tempos atuais.

Tenho uma amiga que detesta que sublinhemos o livro que estamos lendo ou que fa�amos anotações nele. Ela tem razão � acredita que seja quase que como um abuso, denegrirmos uma ãobra de arte�. Mas, nas poucas vezes que vou a uma biblioteca, gosto de ver isso: pelas mãos de quem um livro j� passou e quais poderiam ser as impressóes dessas pessoas (inclusive � isso que me faz escrever aqui). Um livro pode andar muito e contar muito de nossa hist�ria.

Adoro isso: o cheiro do papel, sua cor caracter�stica; o amor de quem me deu ou a del�cia de escolh�-lo nas prateleiras; o namoro que se segue entre mim e a capa e o pequeno resumo na orelha do livro. São pequenas declarações de amor a um h�bito delicioso de ler e respeitar o que est� escrito.

O livro As Mem�rias do Livro foi criado a partir de fatos reais � como a real descoberta desta Hagad�. Acredito que a autora � uma jornalista que trabalhava em Sarajevo na época de tal descoberta � deve ter esse mesmo amor pelos livros (senão mais) e por isso, escreveu um livro que nos faz nos apaixonarmos mais ainda pela leitura.

Muito bem escrito, com informações reais e pertinentes, que não deixam a ficção ser só ficção. não d� pra parar de ler! Perfeito pra quem ama livros!

Marcadores: ,

2 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

OI GABI, adorei a foto. Tb t� lendo este livro, mas estou bem no comecinho. bjs, ANDREA

9/3/09 21:16  
Blogger aarana said...

Ol� Gabriela, adorei seu blog:))) �s vezes a gente tem vontade de ler mas quer saber a opinião de algu�m... e vc soube destacar coisas legais dos livros que leu, Parabéns. Gostaria de indicar para vc um link relacionado a livros, não sei se vc conhece http://www.skoob.com.br/ e também queria indicar um livro seu nome � " A terceira x�cara de ch�". A prop�sito eu li Mem�rias de um Livro e adorei � perfeito para quem ama livros.

3/4/09 10:50  

Postar um comentário

<< Home