Blog da Gabi ;)

Divagações, citações, fotos, livros e viagens.
Amigos, família, planos, projetos, música.
Opinião, conversa pra jogar fora, vontade de escrever.

Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

22.8.08

Inteligente

É bom quando as pessoas nos tratam como pessoas que pensam, não é!? Odeio quando desprezam nossa capacidade de discernimento e inteligência.

Por isso, considero ano eleitoral um porre. Assisitir ao horário eleitoral chega a ser hilário — quando não, uma ofensa. Muita gente despreparada tenta se eleger (e muitos conseguem). Não vou dar desconto nenhum pra eles: falar errado, cantar, fazer micagens, prometer o impossível, tudo pra chamar a atenção, é me chamar de burra — como a todos os outros eleitores. Isso me irrita bastante.

Nesse mar de "faltas de consideração" à sua inteligência, o TSE surpreendeu: fez uma campanha inteligentíssima e simples — fácil de entender por qualquer pessoa, com qualquer nível de educação.

A agência W/Brasil, do premiadíssimo Washington Olivetto, foi quem fez a campanha. Mas, como eles na verdade tem como política interna a proposta de não se envolver com a política nacional, fizeram o trabalho como uma doação ao TSE, como um movimento voluntário. São seis filmes de 1 minuto que mostram o quanto você pode perder em 4 anos, se fizer uma escolha errada, nesse caso fazendo uma analogia à hora de votar.

Todos os comentários que venho ouvindo de quem já assistiu a algum dos comerciais são positivos. O TSE conseguiu o que queria: mexer com o eleitor! E deixá-lo um pouco mais confortável para não se sentir ignorante quando vê algo de qualidade. A W/Brasil, como sempre, mandou muito bem! Isso ainda vai dar premiação em Cannes! ;)

Veja um dos comerciais, o ''Sapateado". Tem ainda "Cometa", "Carro", "Abelhas", "Emoções" e "Círculos". Se não viu na TV, procure no YouTube — vale a pena assistir.


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Emoório Biergarten: Cultivando Prazeres

9.8.08

Sempre polêmica

Monge tibetano rezando com soldado chinês? É claro que isso tem que ser campanha da Benetton!


No dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, a marca veiculou em algumas publicações internacionais importantes como Le Monde, Corriere della Sera e Internation Herald Tribune, a imagem acima, com a palavra "Vítimas" ao fundo.

Segundo a Benetton, seu objetivo é chamar a atenção e encorajar uma reflexão mais ampla sobre uma convivência pacífica. "Vítimas" é também o título da nova edição da Revista Color, publicação trimestral customizada da Benneton que sempre destaca um tema, naturalmente, polêmico.

Nesta edição, ela veicula trinta fotos do terremoto que devastou a região de Sichuan, juntamente com trinta orações dos monges tibetanos, que oferecem às vítimas suas palavras de fé e de esperança.

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4.8.08

Em ritmo de Olimpíadas

A China agora é o país em destaque, graças às Olimpíadas. Mesmo tentando disfarçar todos os seus problemas, sabe-se que há muita coisa maquiada por lá, para receber os turistas e esconder o nepotismo, a tirania, os maus hábitos, os preconceitos.

De qualquer forma, "andando à toa" pela Internet, encontrei ações interessantes e inteligentes para mostrar uma dura realidade:


Mais uma ação da UNICEF. Na China, adesivos em escadas colocavam “crianças” nas ruas. No cartaz: “Não me ignore. A China tem mais de 1,5 milhões de crianças passando necessidades”. Da Ogilvy, Xangai.
McCann chinesa criou esta peça para angariar fundos para combater a seca no país. O texto: “Suas moedas são fonte de vida. Por favor ajude-nos a construir cisternas no oeste da China.”

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13.7.08

Das Leben is zu kurz für den falschen Job.
(A vida é muito curta para um emprego errado.)

Campanha do site alemão jobsintown.de, retirado daqui.

Por sinal, o blog CAFEÍNA merece sua visita: fotos lindas; idéias bem elaboradas e sempre uma compilação de músicas deliciosas, maravilhosas, novas e antigas, jazz ou rock para serem ouvidas. Eu garanto que você não vai se arrepender!

Pra mim, é arte num blog! ;)

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8.7.08

Rotina



Adorei! É bonito levar as pessoas a verem poesia no que é comum de todos os dias. É o que eu tento fazer pra fazer o meu mundo ficar mais bonito...

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7.7.08

Férias, por favor!

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29.6.08

Placas em Ouro Preto

Para manter as fachadas das casas no original, usa-se muito placas charmosas para indicar o que há nas casas. Lojas, muitas joalherias (com cada coisa linda... E claro, tudo com pedras preciosas da região) e muitas repúblicas — famosas principalmente na época do carnaval. Por sinal, há uma grande discussão sobre esses aluguéis que os estudantes fazem de suas "casas" para turistas nessa época.

Dá pra se divertir com a criatividade para chamar a atenção.




















(clique nas fotos para ampliar)

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24.6.08

Keep walking



QUEM SABE AONDE UM PASSO PODE TE LEVAR?

(A D O R O as campanhas do whisky Johnnie Walker. Por sinal, ando profética com meus posts, não!?)

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30.5.08

Marketing é isso

(Está rodando pelos emails da galera. Adorei a sacada!)

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26.5.08

Jaaaaazzzz!!!

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22.3.08

Domingo tem chocolate


Feliz Páscoa!


Que você encontre um graaande presente nesse dia.
Pode ser um ovo, um bombom, um abraço, um sorriso...
Desejo somente que o seu dia seja radiante!
(Como espero que o meu também seja)

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18.3.08

Tecnologia de consumo

Iphone. Quem não quer um?

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9.3.08

Menos é mais



Com certeza a propaganda das Havaianas ficou a cara da gente. Neste comercial, Havaianas fala da simplicidade, autenticidade e alegria de viver do brasileiro - valorizando o jeito todo especial do povo e da própria marca, reconhecida no mundo todo como sinônimo de brasilidade. A presença de um artista famoso, característica da campanha da marca, desta vez se dá na locução, com a voz inconfundível do ator e cantor carioca Evandro Mesquita.

O comercial tem versões de 60" e 30". O filme com 1 minuto é veiculado nas emissoras a cabo e nos cinemas. O vídeo aí de cima é o da TV aberta. O texto do comercial de 1 minuto fica assim:

"EU QUERO MENOS...

MENOS PREOCUPAÇÃO.
MENOS FORMALIDADE.
MENOS NUVENS NO CÉU.
MENOS ROUPA.
MENOS ENCANAÇÃO.
MENOS SE LEVAR A SÉRIO DEMAIS.
MENOS ESCRITÓRIO.
MENOS CARA FEIA.
MENOS DESPERTADOR DO LADO DA CAMA.
MENOS FALTA DE TEMPO.
MENOS RESOLVER TUDO POR EMAIL.
MENOS CHAPINHA.
MENOS DISTÂNCIA.
MENOS COMPLICAÇÃO.

AH, EU QUERO MENOS PRA MIM...
E QUER SABER? EU DESEJO O MESMO PRA VOCÊ".

As legítimas sempre arrasam, né!?
Tudo que eu quero nesse momento é a simplicidade das coisas e continuar com as minhas Havaianas no pé. Momento oportuno para publicar esse post.

Que a nossa semana comece com o pé direito! ;)

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4.3.08

Passatempo



Campanha da Revista Coquetel, da Ediouro, no metrô do Rio de Janeiro. A ação foi baseada em recente pesquisa, que apontou que 70% dos fãs de Cruzadas preferem fazer o passatempo no Metrô.

Ao todo, foram adesivados 22m de comprimento de Palavras Cruzadas, dentro e fora do trem do Metrô. Bastava as pessoas pegarem uma caneta e brincarem durante o percurso.

Eu ia gostar mais ainda se fosse Sudoku, meu vício.

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1.3.08

Objeto de desejo


Eu não sei nem se o produto é bom. Mas a campanha publicitária bem feita faz isso com a gente: faz a gente querer, mesmo sem querer. Por isso que a publicidade é apaixonante: ela encanta o público que quer atingir.

Quando recebi a newsletter da Phillips, fiquei com água-na-boca.
Sense and simplicity — um ótimo slogan pra quem sabe conquistar o consumidor.

Se você quiser mesmo adquirir, clique aqui.

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29.2.08

Bom final de semana

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Campanha inteligente


Quando você educa uma menina, você educa uma família.

www.mass-education.com
Campanha da ONG na Índia.

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11.2.08

Lunch time!

No futuro, pra facilitar o almoço no trabalho.

Um resultado engenhoso para um conceito simples: transformar a caneta BIC em talheres, para casa ou escritório. O projeto foi concebido pelos designers italianos Andrea Cingoli e Francecsca Montana, para o concurso "Dining in 2015" (Jantar em 2015), organizado pelo Designboom.

A BIC também tem 1001 utilidades! Veja mais aqui.

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8.1.08

O melhor e o pior

O jornal The Wall Street Journal publicou em dezembro uma lista com o que foi considerado o melhor e o pior da propaganda no ano passado.

Várias idéias muito boas como a Campanha para a Real Beleza
da Dove (Custo de USD 150.000 / quase 29 milhões de visitas na internet /dezenas de filmes amadores com grande visibilidade imitando e repercutindo o conceito); a transformação de lojas 7-Eleven em supermercados idênticos ao do desenho dos Simpsons (os itens de merchandising venderam o dobro / mais de U$7 milhões em publicidade gratuita em mídias / 10 milhões de acessos ao site no dia de lançamento da campanha).

O pior, segundo o artigo, foi a campanha de guerrilha do Cartoon Network em Boston (Sinais luminosos foram espalhados pela cidade e confundidos com uma ameaça terrorista; estações de trem e ruas foram bloqueadas pela polícia, causando enorme transtorno / A campanha abalou a crença das campanhas de guerrilha resumida pelo ditado “peça perdão mas não peça permissão” /
A Time Warner pagou U$ 2 milhões em multa para a cidade, com enorme desgaste para sua imagem ); a Bud TV também foi fracasso (A cerveja Budweiser lançou um canal de TV na Web com mais de 2000 minutos de programação original, a um custo de mais de U$ 15 milhões e o resultado foi insignificante: 1 milhão de vídeos vistos e um tempo médio de visita de 7 minutos).

E muito mais que pode ser lido, visto e acessado no próprio artigo. Por causa dele, vi a tal da campanha da Dove, que tem sua versão brasileira, é claro. Mas o anúncio é muito legal e melhor ainda são as paródias. Diversão garantida! Veja o original e depois uma das paródias:




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18.12.07

Let's wait...

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12.12.07

Wonderbra!



Isso é que é ter peito!

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11.12.07

Good morning!

NOTHING WAKES YOU UP AS NESCAFÉ
(Peça criada pela agência McCann Erickson, do Chile)

Terça-feira é naturalmente o meu dia de maior preguiça: sempre demoro pra engrenar e antes disso, já tomei vááárias xícaras de café...

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